O UCS Teatro recebe na noite desta quarta-feira (23) mais uma das etapas de formação do Programa Vem Viver - Juntos Pela Proteção da Vida, lançado no ano passado em uma parceria da prefeitura de Caxias do Sul com a Associação Mão Amiga. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a garantia do direito à vida, reduzir a violência contra crianças e adolescentes e diminuir a evasão escolar. A proposta ocorrerá em 11 escolas estaduais e municipais de Caxias, a partir de março.
A formação é dividida para dois públicos: professores e comunidade (na qual entra profissionais do Conselho Tutelar, Fundação de Assistência Social, etc). Nesta quarta, são esperadas, pelos menos, 245 pessoas. Os encontros de formação iniciaram no último dia 7 e ocorrem de forma online para os grupos. No dia 10 de março, está previsto mais uma formação presencial no UCS Teatro, encerrando esta etapa.
A intenção é capacitar os professores e demais agentes de proteção dos direitos das crianças e adolescentes do município.
— Depois, vamos começar a formação para os alunos, fazendo o acompanhamento deles. Também vai haver encontros com as famílias. Faremos a busca ativa, trazendo os alunos de volta para a escola — Loiva de Menezes, coordenadora do Programa Vem Viver em Caxias.
A iniciativa envolve a inserção de atividades em 11 escolas, sendo nove delas estaduais e duas municipais. As instituições estão inseridas em territórios, previamente mapeados pela prefeitura, onde há índices maiores de violência contra crianças e adolescentes.
— Não significa que a escola tal é a maior com evasão escolar. Não é isso. É que a região norte e a região sul foram contempladas com o programa e, então, mapeamos escolas que estão neste território — reforça Loiva.
O projeto deve ocorrer até julho, conforme Loiva, mas há a possibilidade de estender as ações até dezembro, caso seja necessário. A ação chegou em Caxias por meio de um edital lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O município é o único gaúcho a participar da iniciativa — as demais cidades envolvidas são Salvador (BA), Curitiba (PR), Nova Iguaçu (RJ) e Ceilândia (DF).
Escolas participantes do Programa Vem Viver
:: Escola Estadual Professor Clauri Alves Flores
:: Escola Estadual São Caetano
:: Escola Municipal Guerino Zugno
:: Escola Estadual Comendador Kalil Sehbe
:: Escola Estadual Presidente Vargas
:: Escola Estadual Melvin Jones
:: Escola Estadual Evaristo de Antoni
:: Escola Municipal Dolaimes Stédile Angeli
:: Escola Estadual Abramo Pezzi
:: Escola Estadual Olga Maria Kayser
:: Escola Estadual Abramo Randon
Conheça as principais metodologias da iniciativa
:: Estratégias e metodologias para a garantia do direito à vida e redução da violência contra crianças e adolescentes desenvolvidas, por meio da concepção de metodologias e transferência de conhecimentos para prefeituras sobre o uso da busca ativa escolar como forma de redução da violência e letalidade de jovens.
:: Gestão do conhecimento relacionado às estratégias e metodologias de busca ativa escolar para a garantia do direito à vida e prevenção da violência contra crianças e adolescentes.
:: Plano de sensibilização e mobilização social para temáticas relacionadas aos direitos humanos de crianças e adolescentes e prevenção à violência elaborado e implantado.
:: Gestão eficiente e gestão de conhecimento do projeto realizadas