Caxias será a única cidade do Rio Grande do Sul a integrar o programa de fortalecimento da garantia do direito à vida e da redução da violência contra crianças e adolescentes, denominado Vem Viver. A confirmação da participação ocorreu nesta quinta-feira (10), com a assinatura do termo de manifestação de interesse, em cerimônia na prefeitura.
A Associação Mão Amiga inscreveu o município no edital lançado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e conseguiu aprovação. A iniciativa conta com recursos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com a Secretaria dos Direitos da Criança e Adolescente.
O objetivo é reunir as melhores práticas para diminuir a evasão escolar e, consequentemente, as infrações envolvendo adolescentes. Além de Caxias, outras quatro cidades foram selecionadas: Curitiba, Brasília, Salvador e Rio de Janeiro. Em Caxias, 13 pesquisadores foram em busca de exemplos do que está sendo feito no país. Além disso, o grupo fez um mapeamento das políticas implementadas na cidade e das escolas municipais e estaduais com maior índice de evasão escolar.
Ao todo, 11 escolas e as comunidades do entorno foram selecionadas. Os pesquisadores irão trabalhar na formação de equipes na rede que trabalha com direito da criança e adolescentes, além de professores e famílias. Posteriormente, os resultados serão socializados com as demais regiões para, então, ser formalizado um programa nacional sobre o tema. O prefeito Adiló Didomenico afirmou que o programa trará inúmeros benefícios.
— Vai atuar na origem do problema. Esse projeto, sem dúvida, fortalece o que temos colocado em prática. Nesse período de pandemia, visitava os bairros e via muitas crianças e adolescentes sem ocupação. Esses dias soube que mais de mil tiveram evasão escolar. Vamos trabalhar para que eles retornem aos estudos e melhorem o entorno — salienta Adiló.
Conheça as principais metodologias do programa
- Estratégias e metodologias para a garantia do direito à vida e redução da violência contra crianças e adolescentes desenvolvidas, por meio da concepção de metodologias e transferência de conhecimentos para prefeituras sobre o uso da busca ativa escolar como forma de redução da violência e letalidade de jovens.
- Gestão do conhecimento relacionado às estratégias e metodologias de busca ativa escolar para a garantia do direito à vida e prevenção da violência contra crianças e adolescentes fortalecido.
- Plano de sensibilização e mobilização social para temáticas relacionadas aos direitos humanos de crianças e adolescentes e prevenção à violência elaborado e implantado.
- Gestão eficiente e gestão de conhecimento do projeto realizadas