A noite de sábado (26) foi especial para o agricultor Mário De Bastiani, 93 anos. Produtor de Santa Justina, ele recebeu homenagem por participar da premiação de melhores uvas desde o início dos anos 1950. A distinção foi entregue durante o jantar do Concurso das Melhores Uvas de Caxias do Sul, nos Pavilhões da Festa da Uva.
— Gostei muito, não imaginava. Fiquei contente e agradeço — diz seu Mário, que trabalha na colheita de uva desde os 12 anos. Atualmente, continua cuidando das parreiras no entorno de casa, mas o grosso da produção está sob responsabilidade dos filhos.
O concurso deste ano reconheceu 25 agricultores de Caxias do Sul — mais de 200 inscreveram amostras para a premiação, que foram distribuídas em 10 categorias. Os ganhadores receberam troféus e irão participar de uma viagem em junho (data e local ainda não foram definidos).
Durante a cerimônia, o prefeito Adiló Didomenico anunciou envio de projeto à Câmara de Vereadores para qualificar o atendimento das demandas dos produtores rurais. Conforme a administração, a prefeitura está proibida por lei de fazer melhorias nas estradas no interior das propriedades. O projeto busca dar segurança jurídica aos subprefeitos para atender a estes pedidos. Ainda anunciou novos aportes para a compra de equipamentos e o lançamento do selo Sabor Caxias, que dará confiabilidade aos produtos locais.
Melhores vinhos
Também no sábado a Secretaria da Agricultura apresentou um kit com os três produtos de maior pontuação no Concurso de Vinhos, realizado neste ano. A caixa tem um vinho fino, da Casa Motter; um de mesa, da Vinícola Don Severino; e um suco de uva da Vinícola Don Affonso.
O kit está à venda no espaço das vinícolas de Caxias do Sul, no Centro de Eventos. A edição é exclusiva e limitada a 500 unidades. Cada kit é vendida por R$ 99,90.