Pais que buscavam matrículas ou transferências na rede pública de ensino enfrentaram transtorno na manhã desta segunda-feira (14) em Caxias do Sul. Mesmo quem entrou no início da manhã na fila que se formou no lado de fora da Central de Matrículas, na Avenida Júlio de Castilhos, não havia conseguido atendimento até às 10h. A longa espera acabou alterando os ânimos de parte do público e foi necessário acionar a Guarda Municipal para apaziguar a situação.
Elizângela Brambatti, 42 anos, entrou na fila às 6h30min para buscar transferência para a filha de 10 anos. Às 10h, ela nem sequer havia entrado no prédio da Central de Matrículas. Desistir, porém, não era uma opção.
— É difícil, tem que ter muita paciência e a gente precisa, então nos obrigamos. Eu só tenho hoje porque é meu único dia de folga, então é complicado — relata a auxiliar de limpeza complementando que recebeu um formulário para preencher, sem ter previsão de atendimento.
Conforme apurado pela reportagem, o problema é um reflexo do ataque hacker, ocorrido na semana passada, aos sistemas do governo do Estado, utilizados na Central de Matrículas. Isso causou um represamento dos pedidos, justamente em um período de grande demanda.
Para os atendimentos desta segunda-feira foram distribuídas 100 senhas, mesma quantidade já entregue para a terça-feira (15). Para quem ainda não conseguiu agendamento, a orientação é comparecer nesta terça, no início da manhã, para obter as senhas para quarta-feira (16) e assim sucessivamente nos próximos dias. Nesta terça, uma equipe da Guarda Municipal deve estar presente desde às 5h para evitar eventuais transtornos.
Segundo a secretária da Educação de Caxias, Sandra Negrini, os problemas no sistema contribuíram para o represamento dos pedidos. Contudo, ela também afirma ser comum a alta procura nas duas semanas que antecedem o retorno às aulas da rede pública. Ela afirma, no entanto, que a maioria dos pais será atendida a tempo do início do ano letivo. E casos pontuais podem ser resolvidos nas duas primeiras semanas do ano sem que haja prejuízo pedagógico, já que esse período não tem conteúdos novos aos estudantes. O público que mais tem procurado a Central de Matrículas são famílias que chegaram agora a Caxias ou retornaram à cidade, pessoas que perderam o prazo inicial de matrícula e quem deseja trocar a escola a qual o estudante foi inicialmente designado.
— Semana passada já tínhamos essa realidade e como houve o problema no sistema acabou represando. Vamos solicitar um pouco de paciência, mas esse é um momento de todos os anos — relata.