Um novo reforço chegou ao 12º Batalhão de Polícia Militar (12°BPM) de Caxias do Sul. É o cão Baruk, de cinco meses, que veio de Brasília. Da raça Pastor Belga Malinois, o animal será treinado e se somará aos outros 10 cães que já vivem no canil e atuaam na detecção de drogas e armas.
Quem escolheu o nome do novo membro do 12°BPM foi soldado Leonel Tavares de Azevedo, que será o condutor do cão na vida militar. Baruk tem como significado bem-aventurado, próspero, afortunado e feliz.
Baruk, após a etapa de treinamento, que deve durar um ano, estará apto a desempenhar o trabalho de um cão policial e assumirá o trabalho do Lobo, o qual já está em processo de aposentadoria.
O treinamento inclui etapas de adaptação, obediência, ambientação, socialização, interação com pessoas, barulhos e carros, além da iniciação de identificação de odor.
O filhote foi adquirido por meio de um repasse do Ministério Público (MP), proveniente de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). O valor foi encaminhado ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro). O animal é filho dos cães Zeus Van Spaalbek e Gal Taba Ruiz — o pai, inclusive, foi trazido da Bélgica.