Começaram nessa terça-feira (11) e seguem até a segunda (17) novas interrupções momentâneas na Rota do Sol, entre Itati e Terra de Areia, para monitoramento da fauna. Os bloqueios estão programados para ocorrerem em dois períodos do dia, entre 6h e 8h e entre 16h30min e 19h. Cada interrupção tem duração aproximada de 15 minutos e é feita pelo 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (3ºBRBM), que controla o fluxo de veículos nos locais.
Conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), essa é uma segunda fase dos estudos ambientais, que têm o objetivo de verificar o comportamento dos animais que vivem na Reserva Biológica Estadual de Mata Paludosa, em Itati. A intenção é verificar se as passagens subterrâneas e outros dispositivos de proteção da fauna já em funcionamento são eficientes. No ponto também foram instaladas, em novembro, passagens aéreas para anfíbios, mas as estruturas ainda não estão prontas.
Os estudos fazem parte de medidas exigidas pelo Ministério Público e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a proteção dos animais da Reserva Mata Paludosa. A área reúne espécies em risco de extinção, algumas existentes somente nessa área do Estado.
A preservação ambiental é uma das condições para a manutenção do licenciamento ambiental da rodovia. Uma fase anterior dos estudos já havia sido realizada na metade de dezembro. Conforme especialistas, os estudos são realizados entre o fim e o início do ano porque é nessa época que as espécies estão mais ativas.
Para fevereiro está prevista uma nova etapa de estudos, que também exigirá bloqueios momentâneos. Eles serão realizados entre os dias 15 e 21 também entre 6h e 8h e entre 16h30min e 19h.