A área da saúde de Caxias do Sul como um todo enfrenta o problema com afastamento de profissionais ocasionada por conta da disseminação da variante Ômicron. Enquanto a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já tem 107 servidores afastados, nos hospitais são ao menos 172 funcionários entre quatro dos cinco particulares do município, segundo atualização das instituições nesta quarta-feira (12).
Na conta do servidor privado não estão somente aqueles que trabalham na linha de frente do atendimento, mas todos os profissionais que compõe essas instituições. Na Unimed, a atualização desta quarta aponta que 29 trabalham no hospital, seis no materno/infantil e outros 21 de outras áreas.
Já no Pompéia, o número de 69 pessoas afastadas corresponde a pouco mais de 4% do quadro total de funcionários. O Virvi Ramos tem 14 colaboradores com exames positivos, sendo que 10 aguardam resultados e outros cinco estão afastados em razão de contato com infectados em casa. O Círculo aponta 11 trabalhadores infectados. O Hospital Geral (HG) e o Saúde não informaram a quantidade de afastados até a publicação desta reportagem.
Na SMS, o dia teve mais 16 testes positivos. Todos esses números deverão seguir aumentando ao longo desta semana.
Situação nos hospitais de Caxias
:: Hospital Virvi Ramos: 29 afastados
:: Hospital Unimed: 63 afastados
:: Hospital Pompeia: 69 afastados
:: Hospital do Círculo: 11 afastados