De acordo com o registro na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Caxias do Sul, choveu 7,1 milímetros em cerca de 24 horas no município — a última coleta de dados ocorreu às 15h45min desta quarta-feira (5). Ainda conforme o Inmet, a média esperada de chuva por mês, em Caxias, é de 140 milímetros a 170 milímetros.
Para o secretário da Agricultura de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, a quantidade de precipitação que cai sobre o município desde terça não é capaz de mudar o cenário crítico já provocado pela seca. Ele lembra que, na maioria, são pancadas localizadas, que não atingem o município inteiro.
— Há uma hora atrás (por volta de 15h) me ligou um agricultor de São Gotardo de Vila Seca. Perguntei se estava chovendo e ele me disse que não tinha caído nem um pingo. São chuvas de verão, muito localizadas. Ajuda, ameniza um pouco, mas não resolve a situação. Os danos não vão mudar — relata o secretário.
Menegotto reforça que é preciso que chova em maior quantidade, para que o solo fique úmido e, assim, as plantas sejam beneficiadas.
— Se voltar o sol e a umidade relativa do ar ficar baixa, em dois ou três dias estará tudo seco de novo e voltamos à estaca que estávamos antes — completa.
Sobre o decreto de situação de emergência que está sendo viabilizado em função da estiagem, o titular da pasta diz que sexta-feira de manhã irá se reunir com os técnicos da Emater para mais uma etapa da elaboração do documento.