A estiagem que tem castigado todo o Estado mobilizou dezenas de moradores de Santa Lúcia do Piaí, no interior de Caxias do Sul, na noite desta quarta-feira (29). Com velas e carregando uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, eles fizeram uma procissão de cerca de cinco quilômetros pedindo pela chuva.
A peregrinação saiu da capela da Linha Paese, onde originalmente está instalada a imagem da santa, e seguiu até a igreja de Santa Lúcia do Piaí, onde foi celebrada uma missa votiva. De acordo com o pároco da comunidade, padre Olmiro Dalberto, esse tipo de mobilização é comum em situações de seca.
— Nestas épocas de estiagem, o povo costuma dizer que precisamos trocar a santa de lugar, ou seja, iniciar uma procissão, invocando a intercessão de Nossa Senhora para que Deus envie a chuva. Já aconteceu, inclusive, de essa procissão ser realizada e, ao chegar na igreja matriz, e eles serem agraciados com a chuva — conta o padre.
O pároco ainda relata que percebe a angústia dos moradores e daqueles que vivem da agricultura, pois têm sido comum os pedidos por chuva nas intenções das missas rezadas na igreja matriz:
— Eles pedem que façamos corrente de orações para que essa chuva chegue o quanto antes. Tivemos a pandemia, que está durando dois anos, e agora a seca. Nos prejudica muito — lamenta.