O rompimento de um cabo de fibra óptica do município afeta serviços prestados à população em Caxias do Sul. O rompimento foi provocado pela queda de um poste, depois de um acidente de trânsito. A colisão ocorreu na esquina das ruas Abel Postali com Raimundo Magnabosco no bairro Cidade Nova.
O diretor de Tecnologia e Sistemas de Informação da Secretaria de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) José Luís Nicoletti, explica que o rompimento afeta o acesso dos servidores ao sistema online e cadastros, especialmente, em unidades básicas de saúde e escolas. O atendimento nas UBSs segue normalmente, mas os registros estão sendo feitos de forma manual.
— A informação que temos é que um caminhão subiu na calçada e derrubou o poste. Ali tem cabeamento de várias operadoras, e fibras ópticas do município que fazem interligação de boa parte dos serviços da região oeste da cidade. Temos UBSs e escolas e a nossa rede de comunicação de dados passa por aquele trecho.
Ele ressalta que equipes da secretaria estiveram no local, e acionaram a empresa, que é terceirizada, para o conserto.
— Ontem (terça), em função do clima foi um dia difícil porque depende de uma fusão com equipamento específico. Não tem como fazer com tempo chuvoso, depende de tempo bom. Temos esperança que hoje (quarta) a gente consiga fazer. São cabos de um calibre considerável e temos que realizar 96 fusões de fibra, o que demanda tempo e condições climáticas adequadas.
Não há previsão de retomada dos serviços afetados.
Estão sem internet
Caps Infantil
CEU Cidade Nova
EEI Ana Aurora 2
EEI Renan Azevedo
EMEF Cidade Nova
EMEF Erico Cavinatto
EMEF Luiz Covolan
EMEF Machado de Assis
EMEF Paulo Freire
EMEF San Gennaro
Incubadora Empresarial - INEC
Residencial Aurelio Porto
Semma
UBS Mariani
UBS Reolon
UBS Tijuca