O projeto que quer transformar parte da Avenida Júlio de Castilhos em um parque para pedestres e ciclistas conta mais uma vez com a participação dos moradores de Caxias do Sul. A comunidade é convidada a participar de um novo workshop sobre urbanismo tático na noite da próxima quarta-feira (15) no Centro Municipal de Cultura Dr Henrique Ordovás Filho. O encontro inicia-se às 19h e terá capacidade para até 50 pessoas. Para participar, é necessário se inscrever antecipadamente pelo e-mail smttm@caxias.rs.gov.br.
O arquiteto e urbanista Matias Revello Vazquez, integrante da equipe do Laboratório Urbano, que articula a ação, em parceria com o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) e a prefeitura de Caxias, explica que a ideia é debater, por exemplo, quais quadras da avenida serão impactadas pelo estudo, o período de aplicação, bem como os tipos de intervenção (se terá bancos, palco, plantas, etc).
Essa é mais uma etapa do projeto que começou a ser discutido e apresentado à comunidade no início de outubro. A intenção, de forma geral, é, a partir de fevereiro, restringir o acesso de veículos em determinados trechos da Avenida Júlio de Castilhos, colocando pedestres e ciclistas como protagonistas da via, a exemplo da tradicional Rua Coberta de Gramado e, um pouco mais distante, da Rua Florida, localizada em Buenos Aires, na Argentina.
Paralelamente ao encontro de quarta-feira, os caxienses podem contribuir respondendo a um questionário online (clique aqui). As perguntas são relacionadas a como os usuários usam e veem aspectos de mobilidade, segurança e lazer na avenida. Até o momento, já foram coletadas 548 participações.
SERVIÇO
O quê: 2º Workshop de Urbanismo Tático
Onde: Centro de Cultura Ordovás
Quanto: gratuito*
Inscrições: pelo e-mail smttm@caxias.rs.gov.br.
Informações: 3290-3915
*Vagas limitadas a 50 participantes
ENTENDA
:: A proposta pretende transformar trechos da Avenida Júlio de Castilhos em um parque para pedestres.
:: O tráfego de veículos não será totalmente proibido. Será permitida a passagem de forma pontual, como situações de cargas e descargas, por exemplo.
:: Durante um período a ser estabelecido, a comunidade irá utilizar a avenida desta forma. Paralelamente, serão desenvolvidas pesquisas para avaliar o resultado da ação e validar a implementação futura.
:: O projeto é articulado pelo grupo Laboratório Urbano, em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade e o Centro Universitário da Serra Gaúcha.