Dezenas de moradores da Linha 40, em Caxias do Sul, se reuniram na noite desta segunda-feira (20) para vivenciar um momento considerado histórico para a comunidade. É que a prefeitura realizou a entrega de 90 Certidões de Regularização Fundiária aos moradores dos condomínios residenciais da Montanha e da Colina.
Esses foram os primeiros condomínios legalizados depois da aprovação da nova lei que institui o programa Esse Terreno é Meu - a lei foi sancionada no final de agosto pelo prefeito de Caxias, Adiló Didomenico.
A entrega da documentação é considerada um passo de extrema importância visto que alguns dos moradores aguardavam havia quase 20 anos pelo título. Residente há 15 anos no Residencial da Colina, o síndico Gilmar João Tomazzoni comemorou com a certidão em mãos:
— Esse documento representa tudo. Batalhamos desde 2006 para isso. É uma satisfação muito grande — resumiu o comerciante.
A alegria de seu Gilmar era compartilhada pelos moradores que subiam ao palco para pegar a certidão. Em meio a aplausos e gritos dos vizinhos e conhecidos, eles recebiam, sorridentes, as documentações das mãos do prefeito e do secretario municipal do Urbanismo, João Uez.
Após a solenidade de entrega das 90 Certidões de Regularização Fundiária, houve jantar para cerca de 320 pessoas no salão paroquial da comunidade. Secretários municipais e vereadores também estiveram presentes no evento.
Sobre os residenciais
O Residencial da Montanha estava com processo de regularização tramitando no Executivo desde 2015. A área total do empreendimento é de 95.728,99 m², contemplando 44 unidades autônomas. Já o Residencial da Colina teve a ocupação por volta de 2002, porém, somente em 2016 foi protocolado processo para regularização da área. Esse condomínio possui, aproximadamente, 10 hectares e conta com 45 unidades residenciais.