Desde a última quarta-feira (1º), o Hemocentro Regional de Caxias do Sul atende em um novo horário, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (sem fechar ao meio-dia) e, das 8h às 12h, aos sábados.
O horário estendido foi adotado durante a pandemia para tentar suprir as doações externas que não estavam acontecendo por causa das medidas de isolamento. Segundo Felipe Molina, gerente administrativo do Hemocs, foi preciso aumentar a agenda interna para complementar as doações.
— Nós tínhamos um grande problema em relação aos horários estendidos. Por causa do estresse do dia a dia, da correria, do trânsito, as pessoas chegavam com taquicardia, com pouca oxigenação e isso aumentou muito o índice de inaptidão nesses horários — explica.
Apesar de procurarem o Hemocentro, a doação não pode ocorrer ou precisa ser adiada quando ocorrem essas alterações. Com a diminuição dos casos de covid-19, em 2021, o Hemocentro retomou as doações externas e também implantou algumas mudanças como a ampliação dos locais de coleta nas cidades vizinhas e o uso do ônibus móvel para doações em Caxias do Sul. Essas coletas acabam por suprir as doações alcançadas no horário estendido.
A ideia é implementar o ônibus em outros locais em 2022 como, por exemplo, na Festa da Uva e em locais de grande movimento. O Hemocentro atende a 49 municípios da Serra. Segundo Molina, isso representa mais de 1 milhão de pessoas.
— Queremos não só fortalecer a imagem do Hemocentro como instrumento de captação de sangue, mas conseguir que o estoque esteja sempre estável — avalia.
Caso haja demanda da população no futuro de um novo horário estendido, Molina destaca que a possibilidade será analisada, pois o Hemocentro está sempre atento às necessidades da comunidade.
Por causa das coletas externas e da campanha da semana do doador de sangue, os estoques estão em um bom nível agora no início de dezembro. Contudo, é importante ressaltar que diversos hemocomponentes são extraídos do sangue durante a doação, mas eles não possuem uma longa duração, ou seja, as doações precisam ser constantes para que o estoque se mantenha em equilíbrio.
Cada hemocomponente possui uma validade. As plaquetas, por exemplo, só podem ser utilizadas por cinco dias após a coleta do sangue. O plasma congelado, por sua vez, dura até um ano e, os glóbulos vermelhos, cerca de um mês.
— Não adianta a pessoa doar agora e acreditar que o sangue pode ser usado daqui a 3 meses. Em dezembro, ocorre ainda um aumento nos acidentes e, consequentemente, nas demandas — relembra.
Para alcançar esse objetivo, o Hemocentro não fecha durante o final do ano, exceto nos dias 24, 25, 30 e 1°. Para doar sangue a população pode, preferencialmente, agendar um horário, ou então comparecer de forma espontânea. Os contatos para agendar são o WhatsApp para (54) 98418.8487 ou os telefones (54) 3290-4543 e 3290-4536.
— Precisamos que as pessoas se conscientizem da importância de manter os estoques durante todo o ano. Além disso, precisamos manter o estoque não apenas por nós, mas por toda a rede — apela Molina.
Por fazer parte da hemorede do Estado, o Hemocentro pode solicitar bolsas ou emprestar para outros hemocentros que estejam com pouco estoque. Essas situações são mais frequentes nas férias, quando as regiões litorâneas recebem um grande fluxo de pessoas e, por consequência, mais demanda de sangue.
— É importante que a comunidade tenha essa participação, ainda mais nesse momento especial como o Natal. Todos querem ter a família próxima. É importante fazer esse voto de solidariedade — pede o gerente.