A Polícia Federal deflagra, na manhã desta quinta-feira (2), a Operação Manifest para desarticular uma organização criminosa de tráfico internacional de cocaína em sete estados, incluindo o Rio Grande do Sul, e o Distrito Federal. De acordo com a investigação, os criminosos transportavam a droga em aeronaves pela rota Bolívia-Paraguai-Brasil. Os crimes identificados até o momento são de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Cerca de 150 policiais federais cumprem 15 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca durante essa manhã no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Roraima e no Distrito Federal. Na Serra, os mandados são cumpridos em Vacaria, dois de prisão preventiva e três de busca e apreensão. A apuração identificou que a organização criminosa é formada por empresários do setor de aviação agrícola, advogados, pilotos e indivíduos ligados à facção de atuação nacional.
As investigações da Operação Manifest, segundo a PF, começaram em Muitos Capões, nos Campos de Cima da Serra, em dezembro de 2020, depois de um acidente aéreo. Naquela ocasião, um avião utilizado para transportar cocaína sofreu avarias no momento do pouso. A aeronave permaneceu escondida, em meio à plantação, por cerca de uma semana.
Também são executadas ordens judiciais para bloqueio de imóveis e contas bancárias, sequestro e apreensão de 10 aeronaves e outros veículos e bens que estiverem em poder do grupo. A operação será detalhada em uma coletiva de imprensa em Caxias do Sul nessa manhã de quinta.