Ana Carla Hendler Gava Furlan foi eleita presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Caxias do Sul em um pleito inédito, online, na segunda-feira (22). Atual vice-presidente da entidade, ela concorreu pela chapa OAB + Ordem. A advogada obteve 58,45 % dos votos válidos, contra 41,55 % do candidato João Paulo Boeno Pagno da chapa OAB Foco e Trabalho. Foram 1.262 votos contra 897. Dos 2.625 advogados que estavam aptos a votar, o total de votos foi de 2.406, sendo 127 votos em branco (5,29%) e 120 nulos (4,99%).
Ana Carla tem 51 anos, é casada há 26 e mãe de Nicolas, de 21. Ela atua há 25 anos na advocacia e há 16 tem participação ativa na Ordem por meio de Comissões Externas, Comissões da OAB, Conselho e Diretoria.
— É uma satisfação representar uma classe que todos os dias busca fazer justiça, reparando erros, protegendo direitos e pessoas. Quero dar andamento ao trabalho que vem sendo realizado pela OAB +, que iniciou lá em 2007 e que resgatou nossa dignidade com um esforço gigante ao saldar a dívida da Ordem — afirmou ela sobre porque concorria a eleição.
Também foram eleitos Maurício Rugeri Grazziotin, como vice-presidente, Giovani Tomasi, que atuará como secretário-geral, Patrícia Montemezzo, como secretária-geral-adjunta e Flavio Henrique Miranda Zanettini, como tesoureiro.
O pleito inédito possibilitou uma votação dinâmica, acessível e segura. Os advogados puderam votar de onde estivessem, utilizando o computador, tablet ou smartphone. Os profissionais também tiveram a opção de votar presencialmente na sede da OAB de Caxias do Sul que, como maior colégio eleitoral do interior do estado, teve quatro seções eleitorais.
O voto foi obrigatório para todos os advogados inscritos na Seccional do Rio Grande do Sul. Caso o advogado apto não tenha votado, a ausência deverá ser justificada em até 60 dias. A justificativa eleitoral deverá ser protocolada via Portal da Advocacia.