Para acelerar a imunização contra a covid-19 em Caxias do Sul, ao longo das semanas, desde agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem criado novos pontos de vacinação. Nesta terça e quarta-feira (5 e 6), há aplicação de imunizantes na Praça Dante Alighieri e no Andreazza Bela Vista. Na área central pode ser vacinado o público entre 14 e 41 anos, das 11h às 19h. No Andreazza Bela Vista, o horário é das 12h às 18h. Nesses pontos também está disponível a terceira dose para idosos que completaram o esquema vacinal até o dia 2 de abril. Além disso, haverá segundas doses de AstraZeneca e Pfizer para quem fez a primeira até 13 de julho, e de CoronaVac, para quem se imunizou pela primeira vez até 7 de setembro.
O município firmou convênio com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e com as operadoras Círculo Saúde, Fátima Saúde, Sistema de Saúde Integral (SSI) e Unimed Nordeste para intensificar a aplicação de doses. Assim, as vacinas têm sido ofertadas em pontos diferentes, sendo que alguns já foram desativados, como a EPI Imigrante, o Shopping Villagio Caxias e o Pátio Eberle. O Sesi mobilizou unidades móveis de vacinação e contratou 30 funcionários temporários especialmente para realizar as aplicações. Todo o trabalho tem supervisão da Vigilância Epidemiológica da SMS.
A diretora da Vigilância em Saúde de Caxias, Juliana Argenta Calloni, frisa que a opção por alternar os pontos tem como objetivo a chegada da vacina ao maior número de pessoas e o mais rápido possível.
— A abertura de novos pontos é para facilitar e incentivar as pessoas. Queremos acelerar ainda mais a imunização porque temos percebido o impacto que ele tem nos dados em relação a covid-19 no município. Isso só reforça a importância.
Esse impacto fica evidente ao avaliar a redução na quantidade de pacientes internados devido a doença. Sobre a diferença nas porcentagens de cada público, a diretora lembra que isso é variável porque os últimos a serem vacinados fizeram as aplicações há menos tempo. Ou seja, são os que tem menor cobertura vacinal porque precisam esperar o tempo entre uma dose e outa. Ela ressalta que, avaliando a população vacinável, a cidade já passou de 85% com pelo menos uma dose:
— Estamos com 85,10% da população vacinável, que é o público acima dos 12 anos, com a primeira dose da vacina, e em torno de 53,51% com as duas doses — comemora ela.
Avaliando a população geral, até o momento foram vacinadas com a primeira dose ou dose única 371.081 pessoas, o que equivale a 72,63%. Já com o esquema vacinal completo, com as duas doses, são 233.366. Esse número significa que 45,68% da população geral já tomou as duas doses da vacina. Já a terceira dose, de reforço, foi aplicada em 4.714 pessoas, o que equivale a 0,92% da população. Lembrando que especialistas defendem que a cobertura vacinal terá maior impacto na circulação do coronavírus quando ao menos 75% da população em geral, de todas as faixas etárias, tenha recebido as duas doses da vacina.
Por que se vacinar?
Especialistas defendem que o percentual de vacinados sobre a população geral é o cálculo ideal para mostrar quanto falta para frear a circulação do coronavírus. Isso porque, no momento, a vacina reduz a letalidade do vírus e, consequentemente, o número de internações. Já as medidas sanitárias, como distanciamento físico, uso de máscara e higienização das mãos, impacta na circulação do coronavírus.