Moradores de Bento Gonçalves agora têm mais um canal para solicitar serviços da prefeitura. Desde o início da semana, pedidos para manutenção de vias, troca de lâmpadas, recolhimento de entulho, roçada e patrolamento, entre outros, podem ser realizados também pelo aplicativo Atende.net. Até então, os chamados eram abertos na ouvidoria do município por meio do telefone, que continua em funcionamento.
O aplicativo pode ser baixado de forma gratuita tanto para celulares com sistema Android, quanto para iOS. No primeiro acesso, a plataforma solicita o município e um cadastro do morador. A partir daí, os chamados podem ser abertos na aba "Serviços Públicos".
De acordo com o diretor da Coordenadoria de Tecnologia de Comunicação e Informação (CTEC), Matheus Barbosa, o solicitante irá selecionar o serviço a partir de uma lista pré-cadastrada. Em seguida, o aplicativo irá pedir uma foto do problema para que as equipes responsáveis possam definir as ferramentas necessárias para o reparo. O endereço será informado por meio da localização do usuário.
— Cadastramos os serviços que historicamente são os mais solicitados. O usuário pode selecionar o serviço e depois tem um campo onde pode complementar. A ideia é que seja intuitivo, sem precisar preencher muitos campos. Queremos criar uma cultura de uso do aplicativo — explica.
Os chamados serão recebidos pela ouvidoria do município, que encaminhará para a secretaria responsável, assim como ocorre com as solicitações via telefone. A diferença é que, pelo aplicativo, o solicitante poderá acompanhar o andamento do pedido e será informado quando houver solução ou dos motivos do problema não ter sido resolvido.
— Por telefone, a ouvidoria informa a secretaria e, quando há a solução, a secretaria repassa para a ouvidoria, que avisa o contribuinte. Há essa triangulação. No aplicativo, a comunicação é direta para o solicitante — explica Barbosa.
O aplicativo já existe desde 2018, mas até esse ano era voltado apenas para demandas internas dos servidores do município. Nos últimos meses, a plataforma passou a permitir acesso ao Refis, emissão de guias do IPTU, documentos e licenciamento ambiental, entre outros. Os servidores também passaram a utilizar a plataforma para o controle de horário nesta semana. A expectativa é de que, no longo prazo, o Atende.net incorpore cerca de 150 servidos oferecidos pela prefeitura.
— A ideia, ao longo do tempo, é ficar menos dependente da guia impressa do IPTU, que gera um custo considerável — exemplifica Barbosa.