Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Bento Gonçalves ganharão uma nova base operacional. O prédio será construído junto ao Complexo de Saúde do município, na Rua Goiânia com a Rua Senador Alberto Pasqualini, no bairro Botafogo. O Samu já conta com uma base na cidade, que funciona no mesmo endereço. A estrutura atual, porém, está em um espaço adaptado dentro do antigo Hospital Galassi.
— A base tem normativas e regramentos que hoje não conseguimos atender. Será uma estrutura nova para nos adequarmos — explica a secretária de Saúde de Bento Gonçalves, Tatiane Misturini Fiorio.
Entre as melhorias a serem proporcionadas pela nova sede está a maior agilidade para a mobilização das equipes na hora de atender a um chamado. Isso porque o espaço atual fica no fim de um corredor, distante do estacionamento das ambulâncias. Já a futura base ficará próximo à rua.
— Ela vai ser construída pensando nos atendimentos, para que haja diminuição no tempo de resposta — garante Tatiane.
Além do estacionamento para ambulâncias, com capacidade para cinco veículos, o prédio contará com três dormitórios (um para equipe avançada e dois para equipes básicas), vestiários, refeitório, área administrativa, sala de reuniões e área de desinfecção. Ao todo, o imóvel terá área de 446,85 metros quadrados. A obra está orçada em R$ 1,28 milhão, com recursos municipais e federais, e tem duração prevista de seis meses. O projeto está na fase de contratação da empresa responsável pela construção.
A nova sede também permitirá a operação do sistema de regulação remota, que opera em Bento desde 2019. Essa modalidade permite às próprias equipes atenderem às ligações de emergência. Quando não há profissionais disponíveis, o atendimento ocorre na central do Samu em Porto Alegre. Atualmente, Bento conta com uma equipe de suporte avançado e uma de suporte básico. Uma segunda equipe de suporte básico já está aprovada para operar no município, mas ainda não tem data para iniciar os trabalhos.