A regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Bento Gonçalves passa a ser feita em uma base municipal a partir desta quarta-feira (30). Um convênio entre o município e o governo do Estado foi assinado em Bento nesta manhã, com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.
Conforme o secretário de Saúde de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, este modelo de regulação remota é pioneiro, sendo o primeiro do país. Ele explica que o médico do Samu que estiver de plantão na base do município terá acesso, em um computador, ao sistema estadual de regulação. Todo o chamado que for feito de Bento Gonçalves vai cair no posto municipal, e este médico será o responsável por definir as prioridades e encaminhar os atendimentos das ambulâncias.
— Isso é bom para o município porque o profissional que atua na cidade conhece os pontos de referência para a localização dos chamados, e o envio das ambulâncias é mais ágil. Para o Estado, é uma forma de ter menos custos com equipe — comenta.
Saúde pública
Regulação do Samu em Bento Gonçalves passa a ser feita em base municipal
Médico de plantão terá acesso a sistema utilizado pelo Estado
Diego Mandarino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project