A população de Caxias do Sul poderá descartar lixo eletrônico, lâmpadas, raio X, material reciclável, óleo de cozinha usado e outros resíduos especiais sem sair do carro. O drive-thru solidário ocorre neste sábado (30) das 9h às 14h, no estacionamento da Igreja São Pelegrino, na Avenida Rio Branco esquina com a Avenida Itália, no bairro São Pelegrino.
A iniciativa integra a II Semana Lixo Zero de Caxias do Sul organizada pelo Coletivo Caxias do Sul. Durante essa semana a reportagem mostrou em uma série de reportagens, o atual cenário da gestão do lixo na cidade. O drive é uma oportunidade para que a comunidade descarte materiais corretamente, o que não tem ocorrido no município. Também terá arrecadação de alimentos que serão destinadas a ONG Ação da Cidadania para a campanha Natal Sem Fome. Além disso, há coleta de tampinhas que serão encaminhadas para a Engenharia Solidária.
A bióloga e Embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil Victoria Mello, explica que a ação pretende conscientizar a comunidade e recolher resíduos que são perigosos ao meio ambiente. Essa é a terceira edição do drive. Na primeira edição, organizada pelo coletivo, foram recolhidas seis toneladas de resíduos. Na segunda edição, em parceria com o Luz, Cor e Flor da Prefeitura de Caxias, 1,7 toneladas foram recolhidas.
— Vamos recolher resíduos como eletrônicos, lâmpadas, raio X, que não podem ser descartados em qualquer lugar. Eles têm potencial de poluição bem grande. Tem alguns que é mais difícil encontrar uma destinação correta, e esse é um dos motivos pelos quais organizamos esses eventos — afirma ela.
Esses resíduos especiais são aqueles que passam por processos produtivos específicos, justamente, para serem reciclados. Isso significa que é necessário cuidado redobrado e atenção na hora do descarte.
— Há materiais que normalmente não são reciclados, ou que só tem uma cooperativa que consegue vender para reciclagem esses resíduos e se a gente coloca no contêiner da Codeca, não garante que eles vão chegar nessa cooperativa. Então a gente faz o encaminhamento corretos. No caso de esponjas usadas e cápsulas de café, por exemplo, são resíduos que hoje não recicla em nenhuma reciclagem de Caxias. A gente manda eles para um empresa de São Paulo chamada Terracycle que faz a logística reversa _ explica Victoria.
Os resíduos que não forem encaminhados para logística reversa são destinados ao Movimento Catador Legal, união das cooperativas do município, que atualmente enfrentam dificuldades, e até precisavam revezar equipes por falta de material, que tem ido parar no aterro sanitário ou é retirado por catadores de rua de dentro dos contêineres.
O que será arrecadado
Lâmpadas
Eletrônicos (de pequeno e médio porte)
Raio X
Óleo de cozinha usado
Isopor
Vidros (garrafas e potes de conserva)
BOPP (embalagens laminadas)
Esponjas usadas
Cápsulas de café
Tampinhas
Alimentos não perecíveis