CORREÇÃO: Será obrigatória a apresentação do comprovante de vacina contra a covid-19 nos eventos do Natal Luz em Gramado, e não a regra divulgada pela Gramadotur que dizia que seriam aceitos o passaporte da vacina ou o teste negativo para o vírus. A informação incorreta permaneceu publicada entre 15h35min do dia 21/10/2021 e 15h15min do dia 22/10/2021.
Quem quiser assistir aos espetáculos do 36º Natal Luz, que começam na próxima quinta-feira (28), em Gramado, vai ter que apresentar o chamado passaporte vacinal. A exigência atende à regra do governo do Estado, estabelecida por meio de decreto, que definiu novos protocolos, que estão vigentes desde a segunda-feira (18). Esta edição do Natal Luz terá cinco atrações, que poderão ser conferidas até o dia 30 de janeiro. A Gramadotur, que organiza o evento, informa que poderá atualizar os protocolos ao longo da programação, em acordo com os decretos que estiverem vigentes.
Das cinco atrações, três delas serão ao ar livre, com ocupação de público restrita a 30% da capacidade. Segundo a assessoria, os espetáculos Natalis - A Criação e Navitaten, que vão ser apresentados no Lago Joaquina Bier, contarão com uma estrutura para 6 mil pessoas, sendo que, para cada noite serão comercializados em torno de 2 mil ingressos. O mesmo ocorre com a ópera O Primeiro Milagre do Menino Jesus. Esta atração será dentro do auditório do Expogramado, com ocupação mantida em 30%, algo que equivale a cerca de 300 ingressos disponíveis por noite. O Grande Desfile, que ocorria dentro do pavilhão maior do Expogramado, foi transferido para a área externa.
Uma das novidades desta edição, O Reino do Natal ocorre em formato de visitação, com cinco ambientes montados dentro do pavilhão. Serão 60 sessões por dia, com grupos de até 48 pessoas liberados a cada 10 minutos.
— Observando essa condição de redução de público nos espetáculos tradicionais do Natal Luz, apresentamos esta proposta que traz qualidade artística e a ludicidade em um formato novo, que possa ter a circulação do público dentro dos protocolos sanitários — afirmou o diretor artístico de O Reino do Natal, Abramo Machado, que é gramadense e tem experiência de oito anos na produção do Grande Desfile.
A atração é um produto da Yeah Entretenimento e, segundo o diretor, conta como surgiu a tradição do Natal em Gramado. O projeto envolve 150 pessoas entre produção, elenco e equipe técnica.
A comprovação da vacina para acesso aos espetáculos poderá ser feita por meio eletrônico, com o aplicativo Conecte SUS ou apresentação da caderneta ou cartão de vacinação emitidos pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) de cada Estado ou outro órgão governamental.
Em Canela, Sonho de Natal começa nesta sexta-feira
Está prevista para as 18h desta sexta-feira (22) a abertura oficial da programação do 34º Sonho de Natal, que ocorre em Canela até 9 de janeiro de 2022. Neste ano, o evento conta com 15 atrações que envolvem, ao todo, cerca de 1,1 mil pessoas no elenco e produção.
Um espetáculo de música instrumental intitulado O Som do Vento vai abrir a programação no Teatro Municipal, mas as 15h visitantes já poderão conferir a atração Árvores dos Sonhos, na Avenida Júlio de Castilhos. As demais atrações do primeiro dia ocorrem na Catedral de Pedra, com acendimento das luzes às 19h15min, seguido pelas projeções no prédio da igreja, que é cartão postal da cidade.