Os mais de 40 mil alunos matriculados na rede municipal de Caxias do Sul receberão os uniformes escolares custeados pelo município somente a partir do primeiro dia letivo de 2022. A expectativa era de que eles utilizassem as peças padronizadas ainda neste ano, mas o cronograma de entrega foi alterado, pois as empresas que confeccionarão as roupas e calçados repassarão os kits entre o fim de novembro e início de dezembro à prefeitura.
A mudança, segundo a Secretaria Municipal da Educação (Smed), é para que os conjuntos doados pelo Executivo sejam melhor aproveitados e para evitar situações como extravio ou desgaste das peças durante as férias escolares. A lei que autoriza a compra das vestimentas foi sancionada pelo prefeito Adiló Didomenico na última segunda-feira (27).
— Já conversamos com a empresa para fazerem os uniformes um pouquinho maiores para que a gente entregue no primeiro dia de aula do ano que vem. Assim, eles (estudantes) vão aproveitar melhor, porque temos medo de entregar no fim do ano e que esse uniforme fique sem condições de uso. As escolas e os professores também poderão fazer um trabalho pedagógico da importância do uso e do cuidado — explica a secretária da Educação, Sandra Negrini.
O kit será composto de, no mínimo, uma camiseta, um conjunto de calça e jaqueta, uma bermuda (ou saia), um par de meias e um par de tênis. As peças serão na cor azul-marinho e as camisetas em cinza, que é o modelo de cores adotado por diversas instituições da rede municipal. Os uniformes também serão identificados com o brasão do município e pela nomenclatura "Prefeitura Municipal de Caxias do Sul".
O investimento é de quase R$ 9,2 milhões, oriundos de recursos repassados pela União. Caberá aos profissionais de cada escola incentivar, monitorar e fiscalizar o uso dos uniformes. Segundo a secretária da Educação, serão contemplados alunos da Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos) e Ensino Fundamental até o oitavo ano, matriculados neste ano:
— O nono, via de regra, sai da escola (pois conclui o Ensino Fundamental). Então, inserimos a Educação Infantil por conta da saída destes alunos. Ano que vem, todas as crianças que vão para a escola estarão com o uniforme — diz Sandra.
Empresas de SC e Sapiranga confeccionarão roupas e calçados
As camisetas, calças, jaquetas e demais peças, incluindo os pares de meia, serão confeccionadas pela empresa Lotus Comércio Ltda, que tem sede em Blumenau (SC). A expectativa da Smed é que a partir da quinta-feira (30) os profissionais da empresa comecem a medir os estudantes da rede municipal para, posteriormente, iniciar a confecção das peças. No entanto, em entrevista ao Pioneiro, o proprietário da empresa, Anisio Rausch Filho, disse que a equipe da Lotus iniciará esta etapa somente na segunda-feira, dia 4 de outubro.
Segundo Anisio, este processo de visita às escolas e medição dos estudantes pode levar de 14 a 21 dias. Paralelamente, na sede da empresa, haverá a produção da malha dos uniformes. Cerca de 300 costureiras e outros 50 profissionais de outros setores serão envolvidos para atender a demanda. Conforme o representante da fábrica catarinense, a Lotus tem experiência na confecção em larga escala.
— Nós acabamos de entregar os uniformes para as prefeituras de Canguçu e Pinheiro Machado. Já entregamos também para Bagé. Trabalhamos de Norte a Sul do país, com a fábrica de meias e uniformes escolares — comenta Anisio.
A produção dos pares de tênis ficarão a cargo da NKS Vulcanizados, de Sapiranga. No site, a empresa detalha que produz diariamente 7,5 mil pares de calçados, com o apoio de 350 colaboradores diretos.
Ambas as empresas terão de 30 a 45 dias para entrega dos itens após finalizarem a etapa de colher as medidas dos estudantes.