Neste sábado (18), será realizado em Caxias do Sul o Trote Solidário, que é promovido pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul. O evento será presencial e ocorrerá na recepção de alguns supermercados da cidade, onde estudantes de Medicina da Universidade de Caxias do Sul irão incentivar a doação de alimentos (veja abaixo a lista com os locais).
Desde 2008, o Trote Solidário busca engajar a comunidade em uma ação solidária convocada pelos futuros médicos. O objetivo é combater a violência nos ritos de recepção aos novos universitários. Durante todas as edições foram alimentadas mais de 432 mil pessoas com arrecadação de alimentos e mais de 18 mil vidas receberam doações de sangue. Atualmente, o Trote Solidário está presente em todas as faculdades do Rio Grande do Sul.
Conforme Vinícius de Souza, diretor de projetos especiais do Simers, a ação surgiu como uma alternativa às recepções que ocorriam no passado.
— Quando o acadêmico entra em uma universidade, o mais costumeiro é ele ser recebido com o "trote sujo", que envolve experiência degradante, humilhação, assédio moral e, algumas vezes, sexual. Esse é o tipo de coisa que não é mais admissível. A entrada na faculdade deve ser um momento para ser lembrado com carinho. A responsabilidade do médico e do estudante de medicina, a partir do momento em que ele começa a faculdade, é não ser apenas um bom profissional, mas também um agente de transformação social nos mais variados setores da sociedade — explica o médico que, quando acadêmico, participou do trote e hoje é um dos idealizadores.
Caxias do Sul, juntamente com Lajeado, é o primeiro lugar de todo o estado, onde é realizado o Trote Solidário presencial, depois do início da pandemia. Segundo o diretor, as atividades solidárias são muito dependentes do calor humano, por isso, a expectativa é de que os resultados sejam muito melhores do que no último semestre, em que o trote foi totalmente virtual.
A novidade desta edição, que iniciou em 13 de setembro e segue até 15 de outubro, são as ações em formato híbrido, on-line e presencial, e a possibilidade de doar tampinhas e livros didáticos.
Confira onde ocorre o Trote Solidário em Caxias:
- Andreazza Lourdes (Rua Vereador Mario Pezzi, Lourdes);
- Andreazza Kaiser (Avenida Bom Pastor, Kayser);
- Andreazza Feijó Junior (Rua Feijó Júnior, São Pelegrino);
- Andreazza Santa Catarina (Rua Antônio Ribeiro Mendes, Santa Catarina);
- Multi Condor São Leopoldo (Avenida São Leopoldo, São Leopoldo).