A Secretaria de Segurança Pública de Caxias do Sul vai colocar o ônibus da Guarda Municipal na Praça Dante Alighieri, no Centro. A partir de sexta-feira (17), o veículo ficará 24 horas no local nos sete dias da semana e por tempo indeterminado. O horário do começo da operação não está definido, mas deve ocorrer no final da tarde.
A medida foi tomada depois que o busto de Duque de Caxias foi furtado da área, em 17 de agosto, e que um vídeo de um carro andando sobre a calçada e atravessando a praça passou a circular em redes sociais. Esse último caso veio a público na última segunda-feira (13).
Segundo o secretário de Segurança do município, Paulo Roberto Rosa da Silva, a medida já estava sendo planejada, mas o veículo está em manutenção e deve ficar pronto nesta quinta. Foi feito um ajuste na escala e remanejo entre os servidores para disponibilizar que dois guardas, com alternância em turnos, fiquem permanentemente no local. Eles farão rondas e, se necessário, terão suporte da base. A ideia é que a presença do ônibus e dos guardas armados e com sistema de comunicação com órgãos da segurança iniba a prática de crimes na área central da cidade.
— O Ônibus será colocado na praça por tempo indeterminado. Servirá como uma base e os guardas vão circular. O próprio ônibus já dá uma sensação de segurança e inibe ações — declarou o secretário.
Não é a primeira vez
O ônibus já ficou na praça em outros períodos, quando houve registros de furtos e danos ao patrimônio, como em agosto de 2018, depois que ladrões levaram a placa de bronze da Rosa dos Ventos que ficava na calçada da praça ao longo da Rua Marquês do Herval, entre a Rua Sinimbu e a Avenida Júlio de Castilhos.
A Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana trata o caso do veículo que cruzou pela praça como processo administrativo, ou seja, por não ser crime e, sim, infrações de trânsito, não haverá registro policial. A secretaria informou, na terça-feira (14), que buscará imagens de câmeras de monitoramento de estabelecimentos do entorno para tentar identificar o veículo e o condutor.
Sobre a possibilidade de retirar uma câmera de um outro ponto da cidade e colocar na praça, já que a que fica no local está sem foco e sem zoom, o secretário de Segurança disse ser inviável, devido à burocracia.
A câmera da Bitcom instalada na praça Dante não armazena imagens, apenas mostra o que acontece em tempo real. Existem câmeras que podem ter registrado o fato, em pelo menos uma loja (que armazena as cenas por uma semana) e no Bispado, junto à Catedral Diocesana. Outra loja tem sistema, mas que grava apenas a calçada do estabelecimento, não tendo alcance de visão para a praça. Até agora, nenhum deles recebeu solicitação por parte da prefeitura para o envio das imagens.