O retorno do ônibus da Guarda Municipal à Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, pretende trazer mais segurança a quem circula pela região central da cidade, além de inibir ações como o furto da placa da Rosa dos Ventos, registrado há 11 dias. O material em bronze ficava na metade da Rua Marquês do Herval, entre a Rua Sinimbu e a Avenida Júlio de Castilhos.
O veículo, que tem videomonitoramento — ou seja, é capaz de filmar tudo o que ocorre no entorno —, foi estacionado na praça na manhã de quinta-feira. Conforme o diretor da Guarda Municipal (GM), Ivo Rauber, não há um prazo limite para que o ônibus fique no local, onde permanecerá 24 horas diárias, nos sete dias da semana.
— O objetivo é inibir que os crimes como assalto e outros aconteçam. A permanência do ônibus na praça vai depender da avaliação desta primeira semana. Como é um ônibus itinerante, pode ser deslocado para outros locais, conforme a necessidade — explica Rauber.
Quatro guardas municipais se revezarão em duplas, em dois turnos de 12 horas. Além de permanecerem na praça, os servidores circularão pelas ruas centrais. Antes de ser deslocado para a Praça Dante, o veículo estava em revisão, conforme o diretor. A vistoria é realizada a cada seis meses e leva mais tempo que um veículo comum, uma vez que possui peças específicas.
— Os guardas não vão ficar estáticos na praça, eles vão ficar fazendo as rondas na Avenida Júlio de Castilhos, na Sinimbu, em todo o entorno da praça — reforça Rauber.
O diretor da Guarda também solicita à população que não se omita e denuncie caso presencie danos ao patrimônio público ou outros crimes. O contato pode ser feito anonimamente, pelo número 153.
Outra cidade da Serra que em breve deverá contar com uma Guarda Municipal é Bento Gonçalves. As inscrições para o concurso público se encerraram na segunda-feira. Ao todo, foram 1.439 inscritos para 20 vagas, ou 71,95 candidatos por vaga. A prova ocorrerá no dia 16 de setembro. A remuneração inicial é de R$ 3,2 mil (R$ 1,6 mil de salário mais 100% sobre o risco de vida). Os guardas civis deverão cumprir a carga horária de 44 horas semanais.