A Guarda Municipal de Caxias do Sul busca imagens de câmeras de monitoramento da área central da cidade que possam identificar um motorista que invadiu de carro a Praça Dante Alighieri sem ser flagrado. As equipes de segurança tomaram conhecimento do fato nesta terça-feira (14), após o compartilhamento em redes sociais de um vídeo de dois minutos e 50 segundos, gravado pelo próprio motorista. Nenhum órgão procurado pela reportagem soube informar ainda a data e horário do fato, portanto não há confirmação de que ele tenha sido gravado recentemente.
— Solicitamos as imagens das câmeras para ver se conseguimos identificar a placa do veículo e repassar para a fiscalização de trânsito, já que esta é uma infração de trânsito — explica o comandante da Guarda Municipal, Alex Oliveira Kulman.
Em nota oficial, divulgada no final da manhã desta terça-feira (14), a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) afirmou que trata-se de "uma infração gravíssima com fator multiplicador x3 e multa de R$ 880,41, além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)".
Ainda conforme a nota, analisando as imagens do vídeo, foram constatadas seis infrações consecutivas do artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que classifica como infração gravíssima o trânsito de veículos em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos. A secretaria afirmou que "trabalha na busca das imagens das câmeras de segurança dos estabelecimentos próximos para identificação do veículo e sanções ao condutor infrator".
Caxias do Sul conta com videomonitoramento 24h que é de responsabilidade de uma equipe do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) mas, de acordo com o tenente José Henrique Martins, da Brigada Militar, que estava à frente do serviço nesta manhã de terça, das 40 câmeras instaladas na cidade, cerca de 20 não estão em pleno funcionamento por falta de manutenção. Segundo ele, a única câmera que cobre a Praça Dante, na esquina da Rua Sinimbu com a Marquês do Herval, está sem foco e sem zoom e, por isso, não possibilita visualização nítida do local, especialmente à noite.
— A prefeitura disse que pretende realizar melhorias e esperamos que isso aconteça. Só assim teremos a possibilidade de acompanhar casos como esse — afirma o policial.
O tenente explica ainda que a busca das imagens em arquivos para confirmar se o vídeo é recente e para tentar identificar o motorista depende da confirmação de data e horário aproximado da ocorrência, o que não se sabe. Ele explica que, caso a ocorrência tivesse sido flagrada, a Guarda Municipal seria acionada e, se alguma viatura estivesse na redondeza, também seria deslocada para abordagem do motorista.
A reportagem ainda tenta contato com o Secretário Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto da Rosa. A Polícia Civil também não confirmou, nesta quarta-feira, se há registro de boletim de ocorrência e se o caso está sob investigação.
Infrações filmadas
A gravação feita pelo motorista e que está circulando pelas redes sociais começa com o momento em que ele decide invadir a Praça Dante Alighieri, no Centro, com o veículo que dirige. Na sequência das imagens, ele afirma estar alcoolizado, dizendo "acho que vou fazer uma loucura agora, o que a bebida não faz na cabeça do cara, né, meu?!".
Na filmagem é possível ver que ele atravessa a praça, em baixa velocidade, partindo do estacionamento oblíquo em frente à Catedral, pela Rua Sinimbu, saindo na Avenida Júlio de Castilhos. Depois, ele trafega até a Dr. Montaury e para no meio da via, em frente à Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima. Neste momento, ele decide novamente trafegar por cima da calçada, na praça, inclusive contornando o chafariz com o veículo.
Depois de quase colidir contra um poste de iluminação, o motorista sai, novamente pela Avenida Júlio de Castilhos, desta vez na pista sentido Centro-Lourdes, momento em que o vídeo é encerrado.