Morreu no sábado (25) a professora e escritora Lourdes Curra aos 88 anos, em Caxias do Sul. Ela sofreu uma parada cardíaca em casa e chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu.
Filha do ex-prefeito de Flores da Cunha Heitor Curra, Lourdes dedicou a maior parte de sua produção textual aos pequenos. Dos mais de 15 livros publicados, pelo menos oito se encaixam no gênero infantil e infanto-juvenil.
O primeiro deles, A Princesinha Marta, foi escrito ainda aos 17 anos, quando cursava o magistério. Em 2018, aos 85 anos, a escritora se debruçou sobre a obra A Saga do Guerreiro Xavante Orestes Serinhonsa Aedzan, que contava a história real do indígena Orestes.
Titular da cadeira número 26 da Academia Caxiense de Letras e escritora homenageada na Feira do Livro de Caxias do Sul de 2014, será lembrada por carinho por aqueles que conviveram com ela e com suas obras.
— Antes de ingressar na Academia Caxiense de Letras, a Lourdes Curra foi uma das primeiras referências que tive do que era pertencer a essa entidade. A Lourdes era assim, uma pessoa doce, emocionada com as nuances do mundo e imaginário, que irradiou a vida inteira o amor pelo ensino, as crianças e a literatura, deixando muitas amizades e inspirações por onde passou: uma delas, eu — comenta o presidente da Academia Caxiense de Letras, Arthur Campagnolo Della Giustina.
Lourdes mantinha com zelo e dedicação as memórias e obras do pai dela. Em 2016, ela doou um vasto acervo com fotos e documentos de Heitor Curra ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. Dois anos mais tarde, também entregou parte do material, contendo coleções e almanaques e títulos raros, à Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul.
— Foi uma filha exemplar e uma tia muito querida. Não mediu esforços em sua dedicação e cuidados com todos, em especial à vó Ignez. A chamávamos de a "escritora da família", que sempre nos orgulhou com seus feitos — diz a sobrinha Paula Elisa Curra.
Além de Paula, Lourdes deixa seis sobrinhos e demais familiares. Os três irmãos dela, Nestor, Humberto e Heitor Curra Filho, já são falecidos. A cerimônia de despedida de Lourdes ocorre às 11h, no Memorial Crematório São José.