A aplicação da terceira dose da vacina contra covid-19 em Caxias do Sul, enquanto seguem em andamento os cronogramas para segunda e primeira dose do imunizante têm gerado dúvidas e questionamentos por parte da população (Confira abaixo os índices de vacinados por faixa etária na cidade e o serviço da vacinação).
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um surto de coronavírus em uma casa de repouso, onde foram registradas cinco mortes em decorrência da doença, levou o município a antecipar essa nova fase da campanha para a faixa etária acima dos 60 anos. A SMS não confirma o nome da instituição, mas a reportagem apurou que se trata do Residencial Geriátrico São Luiz (chamado anteriormente de Residencial Santa Catarina), localizado no bairro Madureira.
Assim, ainda na quinta-feira (9), pessoas que vivem em lares de idosos, e que estavam aptas a receber o imunizante, foram vacinadas com a terceira dose. Depois de vacinar esse público, o município abriu a vacinação para a faixa etária de 60 anos ou mais. Contudo na prática, apenas os mais velhos estão aptos a receber, já que é necessário respeitar o intervalo de seis meses entre segunda e a terceira dose e os primeiros a serem vacinados foram idosos nesta faixa etária. Por isso, a secretaria anunciou a vacinação para 85 anos ou mais, que são aqueles que já podem ser imunizados, a partir desta segunda-feira (13).
Como nos demais cronogramas, a terceira dose também será aplicada conforme a disponibilidade de imunizantes. O cronograma também avançará por faixa etária, dos mais velhos até os mais jovens. Ainda não há informações de quantos foram vacinados com a terceira dose na cidade, e nem sobre o serviço de vacinação para os próximos dias. Essa informação deve ser divulgada na tarde desta segunda (13). Os idosos de 85 ou mais que tiverem feito a segunda dose de qualquer vacina até o dia 13 de março podem procurar uma das quatro Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs) ou uma das sete UBSs de horário estendido. Será aplicado o imunizante da Pfizer.
Confira como está a aplicação da primeira e segunda doses
Em Caxias do Sul já foi aplicada a primeira dose da vacina em 335.962, o que equivale a 65,76% vacinada. Deste número, 180.968 pessoas já completaram o esquema vacinal ou receberam o imunizante com dose única. Esse índice equivale a 35,42%. Lembrando que os especialistas defendem que, para a cobertura vacinal ter impacto na circulação o vírus, ao menos 75% da população em geral, de todas as faixas etárias, precisa ter recebido as duas doses da vacina. Na cidade, apenas a população acima de 60 anos atingiu esse índice, completando o esquema vacinal, com mais de 75% com a segunda dose. Na faixa etária dos 55 aos, 59, 72% fizeram as duas doses e estão imunizadas.
Por isso, a SMS alerta e solicita aos que ainda não fizeram a segunda dose que se dirijam até os pontos de vacinação para receber a aplicação. Também esclarece que segue o cronograma de vacinação para a segunda dose para aquelas pessoas que foram vacinadas com a primeira dose da AstraZeneca até o dia 25 de junho, da Pfizer até o dia 21 de junho e da CoronaVac até 16 de agosto.
A imunização pode ser feita nas UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário e São Ciro, das 8h às 15h e, nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Vila Ipê e Reolon, das 8h às 19h.Também está à disposição a aplicação da primeira dose para a população adulta, ou seja, de 18 anos ou mais.
Quanto ao cronograma de segunda dose, a SMS esclarece que quem fez uma das três vacinas, que precisam de esquema vacinal completo, tem que seguir a data anotada na carteira de vacinação. A AstraZeneca é a única vacina que teve a aplicação adiantada, que é aplicada para quem fez a primeira dose até 25 de junho. Segue essa data porque não teve como antecipar a aplicação dos demais, até o momento, devido ao número de doses disponível no município para este público. À medida em que for possível antecipar essas aplicações, a secretaria comunicará a população em canais oficiais e por meio da imprensa.
Além disso, a SMS, frisa que está disponíel há semanas a aplicação de primeira dose para quem ainda não fez a vacina e tem 18 anos ou mais. Por isso há vários pontos da cidade para que todos busquem a imunização em locais alternativos. Isso porque o público é mais jovem, e assim conseguem conciliar a vacinação com os estudos e os horários em quem tem compromissos no trabalho. A secretaria também lançou o Vacinight para ampliar a imunização do público jovem, principalmente, dos 18 aos 40 anos.
Índices
O levantamento foi feito com base no vacinômetro do governo do Estado do RS. A última atualização ocorreu às 6h14min desta segunda-feira, dia 13.
Programe-se:
Segunda-feira (13)
Primeira dose
18 anos ou mais, sem limite de idade máxima
UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário e São Ciro: 8h às 15h
Segunda dose
AstraZeneca
Primeira dose dia 25 de junho ou antes (novas datas para antecipação da segunda dose serão informadas se houver disponibilidade de vacinas)
Coronavac/Butantan
Primeira dose dia 16 de agosto ou antes
Pfizer/Biontech
Primeira dose dia 21 de junho ou antes
UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário e São Ciro: 8h às 15h
UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Vila Ipê e Reolon: 8h às 19h
Terceira dose
Idosos de 85 anos ou mais que fizeram segunda dose dia 13 de março ou antes
UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário e São Ciro: 8h às 15h
UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Vila Ipê e Reolon: 8h às 19h