O primeiro dia de aplicação da terceira dose da vacina contra o coronavírus para os idosos em Caxias do Sul foi de procura intensa nas três Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesta sexta-feira (10), as doses eram destinadas para pessoas acima dos 60 anos e que haviam recebido a segunda aplicação até 10 de março. A campanha terá prosseguimento na segunda-feira (13).
Entre os tantos idosos que buscaram esse reforço no Centro de Saúde, que fica na Rua Pinheiro Machado, na região central de Caxias, estava o casal Nelson José Pavan, de 87 anos, e Miriam Vilma Pavan, de 82. Ambos tranquilos e prontos até para próximas etapas se forem necessárias:
— E se precisar amanhã fazer outra dose, eu faço também — afirmou Miriam.
Com o avanço da vacinação para os mais novos e uma provável retomada da normalidade até o final deste ano, Nelson diz que ainda sente saudades de poder passear na rua com tranquilidade, afinal ainda é momento de manter as precauções.
— A gente precisa estar sempre em casa trancados, ainda precisamos estar em segurança. A quarentena ainda está valendo. Tem que estar sempre se cuidando, se não corre riscos — destacou ele.
As doses usadas no reforço para os idosos é da Pfizer e a vacinação vai ter sequência com a chegada de mais doses. A campanha em Caxias do Sul iniciou na quinta-feira (9), com a vacinação de moradores das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e sendo um dos primeiros municípios a abrir aos demais. Não há data para encerrar esse reforço.