A seleção da empresa que fará os projetos executivos do novo aeroporto de Caxias do Sul, uma das etapas mais importantes dos trâmites, pode ser conhecida até a próxima quinta-feira (15). É que o prazo para questionamentos dentro do processo licitatório termina às 16h desta quarta-feira (14). Três candidatas participaram do certame, mas apenas as empresas Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia Ltda e a Incorp Consultoria e Assessoria Ltda tiveram a documentação técnica e jurídica aprovadas.
O prazo aberto até esta quarta-feira é para a apresentação de recursos devido à desclassificação da empresa Cone PP Consultoria Ltda. Técnicos do município avaliaram que a documentação formal da empresa não atendia a todos os requisitos do processo.
De acordo com o a secretária do Planejamento de Caxias, Margarete Bender, se não ocorrer nenhum questionamento, ainda nesta quarta podem ser abertos os envelopes com as propostas financeiras, os únicos ainda pendentes de análise. Caso haja recurso, o município terá que avaliar o pedido.
— Terminando amanhã (quarta), a partir de quinta vamos começar a montar a minuta de contrato — projeta a secretária.
A elaboração do contrato envolve análise técnica, que deve ser rápida, de acordo com Margarete, e avaliação jurídica. Esta última pode demorar mais tempo, embora não seja possível especificar quantos dias.
Uma vez assinado o contrato, o trabalho terá duas frentes. A primeira é a elaboração dos projetos de infraestrutura, como pista e pátio. Esta etapa demandará visitas a campos e análises de solo, por exemplo. A outra frente diz respeito a obras de construção civil, como terminal de passageiros e torre de controle.
Os projetos estão orçados em cerca de R$ 3 milhões e a empresa vencedora será a que solicitar o menor valor. O prazo para a elaboração é de um ano, mas existe a expectativa de que possa levar menos tempo. Uma vez concluídos os projetos, será possível encaminhar a licença ambiental de instalação (construção) e a licitação para contratação da obra do Aeroporto Regional da Serra, que tem início previsto para 2022.