O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é lembrado nesta terça-feira (15). A data serve de alerta para a necessidade de maior atenção aos cuidados com os idosos e reforça a vigilância contra a violência informando os canais para denúncias.
De acordo com o Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs), em 2020 a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de Caxias do Sul, recebeu 191 notificações de violência contra a pessoa idosa, representando um aumento de cerca de 20% em relação a 2019, quando houve 167 notificações.
De acordo com Wagner Júnior, mestre em Reabilitação e Inclusão do Núcleo Atenção à Saúde de Portadores de Doenças Crônicas e Populações Vulneráveis da SMS, a pandemia intensificou ainda mais a violência contra o idoso.
— Antes, quando os idosos estavam desassistidos, eles tinham acesso a rede de atendimento, mas com a pandemia muitos centros estão com restrição ou fecharam e eles ficaram sujeitos a um lar tóxico e ao abono — lamenta Wagner.
Dados do Disque 100, plataforma do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), do governo federal, apontam que, entre 2019 e 2020, o Rio Grande do Sul foi o quarto Estado com maior número de denúncias.
— Acreditamos que aumentou pela pandemia e também porque estamos trabalhando fortemente para conscientizar as pessoas sobre quando e como fazer a denúncia, é um pouco alarmante, mas estamos vendo que as informações estão chegando — destaca Wagner.
Muito além da violência física, a violência contra o idoso pode se apresentar de diversas formas. Além dessa, existem a negligência e o abandono, violência sexual, psicológica (configurada quando há gestos de humilhação, hostilização ou xingamentos), financeira (quando o idoso tem seu salário retido ou seus bens destruídos), e a autoagressão e autonegligência.
Em tempos de pandemia, explica Wagner, é importante que as pessoas próximas estejam atentas aos idosos e comuniquem sempre que verificarem alguma ação suspeita.
— Fora a questão de discussões, podemos citar o idoso com mudança na atitude, mais depressivo, sem parentes, recluso, malvestido, higiene e limpeza da casa alterada, são vários tipos de violência, tudo isso são pequenos sinais de que pode estar acontecendo algo com aquele idoso — ressalta Wagner.
Rede de apoio ao idoso
Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Em Caxias do Sul, denúncias devem ser feitas pelos telefones da Polícia Militar (190), Disque Direitos Humanos (100) e Alô Caxias (156). Situações atípicas também podem ser encaminhadas ao Conselho Municipal do Idoso (CMI), Coordenadoria Municipal do Idoso, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Ministério Público.
Para ajudar ainda mais na rede de proteção ao idoso, Caxias ganhou em março deste ano, um cartório especializado no atendimento a idosos. A equipe de policiais atua exclusivamente com casos que envolvam pessoas com mais de 60 anos, principalmente os crimes previstos no Estatuto do Idoso. A necessidade de um atendimento policial especializado ao idoso foi citada ainda em 2003, quando foi criada a Comissão Especial do Idoso pela Câmara de Vereadores de Caxias.
Notificações de violência em Caxias (por ano, em número de casos)
- 2010 - 145
- 2011 - 160
- 2012 - 163
- 2013 - 170
- 2014 - 131
- 2015 - 162
- 2016 - 147
- 2017 - 130
- 2018 - 140
- 2019 – 167
- 2020 – 191
Agenda de debates
Para conscientizar a população sobre a saúde e bem-estar do idoso, profissionais da SMS e da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade participarão de debates na Tua Rádio São Francisco. Confira, a seguir, dias e horários das atividades.
Terça-feira – 15/6
- 8h20min - Tema: Cartório do Idoso com a delegada Aline Martineli.
- 10h20min - Golpes/PROCON com Jair Zauza, do Procon.
Quarta-feira – 16/6
- 10h20min - O idoso no trânsito e Direito de gratuidade nos transportes públicos com Carlos Beraldo, da Secretaria de Transportes.
Quinta-feira – 17/6
- 10h20min - Direitos da Mulher Idosa com Mauren Bagathini, da Casa Viva Rachel.
Sexta-feira – 18/6
- 10h20min - Assistência social ao idoso em Caxias do Sul com Daiane Cristina Lorandi Camargo, do Conselho Municipal do Idoso.