A Secretaria Estadual da Saúde (SES) cobrou mais ações da macrorregião Caxias do Sul para conter a disseminação do coronavírus, nesta sexta-feira (18). Segundo os números do Sistema 3As, a incidência de novos casos está em 420 diagnósticos por 100 mil habitantes – o nível estadual é de 303, já considerado altíssimo. A SES pediu estratégias para reduzir a circulação do vírus e isso será debatido em reunião com os 49 prefeitos na próxima terça-feira (22), às 17h, de forma online. Além do Comitê Técnico Regional e dos gestores, também participarão membros do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do governo estadual.
— Vamos fazer ajustes nos nossos protocolos, afim de proteger a população. Explicamos ao Estado as diferenças observadas entre os municípios tanto com relação à pandemia quanto às atividades econômicas, já que muitos são fortes em turismo e, outros, na indústria, por exemplo. Vamos achar o equilíbrio entre todos — destacou o presidente da Amesne, Fabiano Feltrin.
A secretária Arita Bergmann elogiou o atual plano proposto pela Amesne mas, ao mesmo tempo, cobrou ações mais efetivas e dados técnicos que apoiem essas medidas. Ela também ressaltou sobre a importância de ampliar a testagem, já proposta pela região e ter cuidado maior com as filas de espera por leitos. Além disso, Arita também deixou uma cobrança nas entrelinhas, para que todos os prefeitos sigam na mesma direção.
— O plano não é de um município, ele é de todos. Observamos que os prefeitos estão comprometidos a fazer a mudança nos indicadores de saúde e retornar a melhor situação da região da Serra — disse a secretária.
Os últimos protocolos sugeridos pelo Comitê Técnico Regional, como a proibição da música ao vivo em bares e restaurantes, causou polêmica. Em Caxias do Sul está permitido, desde que tenha proteção acrílica entre os músicos e o público, que não pode ultrapassar de 70 pessoas. Esse é um dos exemplos de que as regras gerais não estão sendo seguidas por todos. A secretária também chamou a atenção que nem todos os municípios estão com as aulas presenciais liberadas. Vacaria, Pinhal da Serra, Muitos Capões e Campestre da Serra irão retomar as atividades nas escolas na segunda-feira (21).
Os novos protocolos já entrarão em vigor na quarta-feira (23). Por enquanto, ninguém promete restrições às atividades econômicas ou à circulação da população. Os prefeitos apenas pediram ao Estado o auxílio de forças para conseguir aumentar a fiscalização de aglomerações.