O sábado (19) será direcionado à aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca/Oxford para quem recebeu a primeira até 27 de março. Caso alguém tenha data agendada para a CoronaVac, ou em atraso, poderá procurar uma das quatro Unidades Básicas Vacinadoras (UBV) de Caxias do Sul — Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada. Já os drive-thrus, com foco nas doses da AstraZeneca, ocorrerão nos Pavilhões da Festa da Uva e na Rua Plácido de Castro (Maesa), das 8h30min às 14h. Não haverá aplicação de primeira dose neste sábado.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Calloni, aproximadamente 2 mil pessoas receberam a primeira dose, mas ainda não completaram o esquema em Caxias. Por enquanto, não é possível saber a quantidade separada por imunizante, segundo Juliana. Ao contrário do que ocorreu no mês passado, não há mais atrasos por falta do imunizante.
— Se alguém ainda não recebeu não é porque o município não oportunizou. Temos a CoronaVac disponível para segunda dose em todas as UBVs — destaca.
Conforme a diretora, há uma falsa sensação de imunidade em parte do público que já iniciou o esquema vacinal.
— A população deve entender que para estar imunizada de acordo com o índice de eficácia que o fabricante divulga, de 80% por exemplo, é somente após as duas doses feitas. O fato de ter recebido uma dose pode dar uma falsa sensação de imunidade. Justamente por isso o sábado será de força-tarefa para poder resgatar esses pacientes — diz.
Procura manual insuficiente
A informação da diretora é, ainda, de que a equipe da secretaria de Saúde chegou a iniciar uma busca ativa aos pacientes que faltaram à segunda aplicação, mas o serviço foi suspenso.
— Até tentamos, mas o sistema puxa pelos dados do cartão SUS e é bem comum não encontrarmos mais as pessoas no mesmo número de telefone informado. Em alguns casos também, o paciente entrou em óbito — relata.
Desta forma, a estratégia é fazer o drive-thru direcionado. Depois da ação de sábado, será possível saber quanto será rescaldo. Caso seja uma quantidade baixa de público, a busca manual poderá ser retomada.
— Pretendemos que seja reduzido o maior número possível desses 2 mil neste sábado. Teremos doses suficientes para todos. Sabemos que não iremos zerar porque há casos específicos, como de alguns que contraíram a covid-19 no meio-tempo e precisam esperar — salienta.
Quarenta anos ainda sem previsão
Neste sábado, Caxias chega à faixa etária de 50 anos, mas nem por isso há previsão de que se inicie para as pessoas acima de 49. A pasta ainda não trata como certa a vacinação da faixa dos 40 para a próxima semana, mas pretende divulgar , no decorrer desta sexta-feira, qual será a programação para as novas doses que chegarão na cidade.
Segundo a 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, novas remessas da CoronaVac e Pfizer que chegaram a Porto Alegre entre a noite de quinta-feira e manhã desta sexta, serão retiradas nesta tarde na Central de Armazenamento. A previsão é de que as vacinas destinadas à Serra cheguem a Caxias por volta das 18h desta sexta-feira. As doses da CoronaVac serão destinadas à segunda aplicação enquanto as da Pfizer, primeira.
Ao todo, chegarão à Serra 13.374 doses da vacina Pfizer e 3.340 doses da CoronaVac – estas, estão previstas para apenas 16 municípios da região, que não inclui Caxias do Sul. São eles: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Campestre da Serra, Canela, Esmeralda, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Ipê, Nova Bassano, Pinto Bandeira, São Jorge, São Marcos, Vacaria, Veranópolis e Vila Flores. O maior número de doses de CoronaVac será destinado para Bento, com 1380 vacinas, seguido de Vacaria, com 530 doses.
Em relação à Pfizer, Caxias do Sul é a cidade que receberá mais doses, com 5.094 vacinas referentes à primeira aplicação. Em segundo lugar, aparece Bento Gonçalves (1.458) e, em terceiro, Farroupilha (876).