A professora Rúbia Daniela Zini, 43 anos, morreu neste sábado (26) em Caxias do Sul. Ela estava internada no Hospital Virvi Ramos e não resistiu a complicações provocadas pela covid-19. A professora lecionava na Escola Municipal Luiz Covolan, no bairro Nossa Senhora da Paz, colégio que chegou a suspender as aulas nesta semana em função de casos confirmados de coronavírus. As atividades foram canceladas pela secretaria municipal da Educação (Smed) na terça (22) depois que três funcionárias da escola testaram positivo. Os encontros presenciais foram retomados na quinta-feira (24).
Rúbia testou positivo no dia 12 de junho e foi internada dois dias depois. Nessa semana, o estado de saúde dela se agravou e ela precisou ser entubada. Rúbia morreu por volta das 10h deste sábado. Ela deixa o marido Eduardo Zini, 45, e os filhos Arthur, 17, e Felipe, oito. A professora era filha do ex-secretário do Meio Ambiente e ex-vereador de Caxias do Sul, Adelino Teles, 65, e de Naura Luzia Teles, 63. O pai descreve a filha como uma mãe exemplar, completamente apaixonada pelos filhos:
— Ela era para frente, guerreira, trabalhadora. Tenho tanto orgulho e só lembranças boas da minha filha. Era uma mãe exemplar e encantada pelos guris, eles eram a vida dela. Lecionar era a vocação dela, a Rúbia nasceu para isso. Ela dava aula para educação especial e era dedicada aos alunos.
Nas redes sociais, professores e amigos lamentaram a partida de Rúbia e prestaram homenagens à profissional. Elaine Lúcia Souza Boff era colega de Rúbia no Atendimento Educacional Especializado do município. Trabalharam juntas por mais de 10 anos na Luiz Covolan.
— Ela era uma mãe leoa, defendia muito os filhos. Gostava de um chimarrão e de churrasco. Era amiga e companheira de todos os professores da escola — lembra a colega.
A amiga emociona-se:
— Estamos abalados. Ela era muito alegre, cheia de energia, preocupada com o aprendizado das crianças e com a inclusão efetiva dos estudantes especiais nas escolas — afirma Elaine.
O sentimento de tristeza é divido com a professora Gislaine de Freitas Rosa. Ela diz que lembrará sempre de Rúbia como alguém de sorriso fácil e contagiante.
— Ela era uma professora muito delicada, mãe amorosa e zelosa, esposa dedicada. Uma amiga para todas as horas. Estava sempre disposta a ajudar. Vai fazer muita falta — diz.
A tristeza divide espaço com a apreensão pelo retorno às atividades na Luiz Covolan, já que outros colegas positivaram para coronavírus, segundo Gislaine:
— Na quarta todos nós fomos testados e retornamos para a escola na quinta à tarde. Estou muito abalada e nervosa em retornar.
Desde maio até a última terça-feira (22), a Smed contabilizou 128 casos positivos nas escolas de Caxias do Sul, sendo 40 de estudantes e 88 de funcionários.
Não haverá velório e o sepultamento de Rúbia está marcado para este domingo (27), às 10h, no cemitério da comunidade de Barracão em Bento Gonçalves.