A Secretaria Municipal da Educação (Smed) cancelou as atividades na Escola de Ensino Fundamental Luiz Covolan, no bairro Nossa Senhora da Paz, entre esta terça (22) e a quarta-feira (23).
A determinação da Smed ocorre depois que três funcionárias da escola testaram positivo para a covid-19. A expectativa, ainda de acordo com a Secretaria da Educação, é que os encontros presenciais possam ser retomados já na quinta-feira (24), embora, a decisão ainda será avaliada a partir dos resultados de testes feitos em outros funcionários.
Desde maio até esta terça-feira, a Smed contabiliza 128 casos positivos, sendo 40 de estudantes e 88 de funcionários.
— A gente tem percebido, nas vistorias, que as escolas estão bem organizadas, com protocolos sendo cumpridos e reforçando junto aos estudantes a necessidade de manter as medidas de segurança nas suas casas. Este caso da Luiz Covolan não foi uma questão sanitária, porque tivemos três casos em universo de 49 professores e 393 estudantes. Foi muito mais uma questão de solidariedade, porque a comunidade está fragilizada — avalia Sandra, explicando que geralmente os estudantes contraem o vírus fora do ambiente escolar.
Na rede estadual, segundo levantamento da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), havia 22 estudantes e 16 servidores positivados para a doença até a segunda-feira (21), quando foi realizado o levantamento mais recente em toda a região - não há, segundo a titular, Viviani Vanessa Devalle, uma contagem específica apenas para Caxias do Sul.
Além disso, a 4ª CRE contabiliza 32 alunos e 37 funcionários com suspeita de estarem infectados. Não há escola estadual com atividades suspensas no município. Todos os profissionais ou alunos com suspeita ou confirmados para a doença estão afastados da rotina presencial escolar.