Seis hospitais e uma Unidade de pronto-atendimento (UPA) de municípios da Serra, Campos de Cima da Serra e Vale do Caí recebem, a partir desta terça-feira (1º), medicamentos do kit entubação. O Hospital Tacchini em Bento Gonçalves, Hospital São Roque, em Carlos Barbosa, Hospital São Pedro em Garibaldi, Hospital Nossa Senhora da Oliveira e UPA José Camargo, em Vacaria, Hospital Sagrada Família em São Sebastião do Caí e Associação de Saúde de Feliz são os beneficiados.
Neste lote serão entregues embalagens de haloperidol, lidocaína, suxametônio e epinefrina, itens que fazem parte do chamado kit intubação. Essas medicações são necessárias para manter pacientes sedados, em tratamento, nas unidades de terapia intensiva (UTIs). Apesar dos lotes auxiliarem os hospitais e, em alguns casos, até amenizar a falta de medicamentos por alguns dias, os estoques de outras medicações continuam limitados. O Tacchini, inclusive, segue com as cirurgias oncológicas suspensas porque está com baixo estoque de medicamentos. A instituição de Bento chegou, na segunda-feira (31), ao pico de atendimentos desde o começo da pandemia: foram atendidas 105 pessoas no Fast Track , que é o espaço onde é feita a triagem de casos suspeitos de covid-19.
A titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Cláudia Daniel, afirma que a seleção das entidades escolhidas para o recebimento das remessas é feita com base em um formulário que é preenchido semanalmente com a indicação dos quantitativos à disposição. Esse documento é um balizador e, como há poucas doses, apenas os hospitais com estoques zerados recebem a medicação:
— Esses medicamentos serão distribuídos para hospitais com estoque mais crítico, todos com UTI. Apesar de a responsabilidade de aquisição ser das instituições hospitalares, o Estado tem monitorado a situação em função da pandemia.
A distribuição será feita pela secretaria estadual da Saúde (SES) com o auxílio do Exército Brasileiro. Os medicamentos serão distribuídos pelo 3º Grupamento Logístico, a partir do 3º Batalhão de Suprimentos, em Nova Santa Rita. Até agora já foram entregues aos hospitais gaúchos mais de 630 mil unidades de medicamentos, adquiridos pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado, desde o início da pandemia.
Confira a quantidade destinada a cada unidade hospitalar
Lidocaina
Hospital Tacchini - Bento Gonçalves - 2.925 ampolas
Hospital Nossa Senhora da Oliveira - Vacaria - 50 ampolas
UPA José Camargo - Vacaria - 25 ampolas
Hospital Sagrada Família - São Sebastião do Caí - 25 ampolas
Haloperidol
Hospital São Roque - Carlos Barbosa - 50 ampolas
UPA José Camargo - Vacaria - 50 ampolas
Suxametônio
Hospital São Roque - Carlos Barbosa - 10 ampolas
Hospital Sagrada Família - São Sebastião do Caí - 10 ampolas
Hospital Tacchini - Bento Gonçalves - 180 ampolas
Hospital São Pedro - Garibaldi - 10 ampolas
Epinefrina
Associação de Saúde - Feliz - 100 ampolas
Hospital Sagrada Família - São Sebastião do Caí - 100 ampolas
Hospital Tacchini - Bento Gonçalves - 100 ampolas