Responsável por criar o vestido utilizado por Bruna Mallmann no desfile de escolha da Rainha da Festa da Uva, o estilista caxiense Fabrício Bracco estava ao lado de Maria de Lourdes Mallmann na plateia do UCS Teatro, na noite de sábado. Lourdes sofreu um mal súbito cerca de 10 minutos após a filha desfilar, chegou a receber atendimento, mas não resistiu e teve a morte confirmada cerca de uma hora e meia depois. Ela tinha 63 anos.
— Ela não falou nada. Só passou a mão no cabelo e suspirou fundo. Quando a Kamila (filha de Lourdes) e eu olhamos, ela já estava revirando os olhos. Pensamos que era só um desmaio e tentamos acudi-la, mas infelizmente era um princípio de infarto. Ela não aguentou a emoção — conta o estilista, acrescentando que na última semana Lourdes já havia tido um princípio de infarto e precisou passar por um cateterismo.
Fabrício, que ao longo do último ano e meio estreitou laços com a família, conta que Lourdes ia com a filha a todas as provas do vestido. Por ser tricoteira de mão cheia, trocava muitas ideias sobre o vestido com o estilista. Nas suas palavras, era uma mulher “contagiante, sempre com um sorriso no rosto, passos vigorosos e com os braços abertos para receber as pessoas”. A alegria com que levava os dias, conta Fabrício, também esteve com ela nos momentos que antecederam o desfile da filha:
- Nós estávamos juntos no camarim, durante a maquiagem. Ajudamos a Bruna a ensaiar o discurso. Ela estava muito sorridente e entusiasmada, não parecia estar nervosa.
Maria de Lourdes era mãe de três mulheres, Bruna, Kamila e Patrícia, e era casada com Carlos Alberto Mallmann. Trabalhava como atendente no bar do Colégio La Salle Caxias e recentemente havia lançado uma marca de roupas de tricô junto com a irmã, Terezinha. O nome da marca, Santíssima, era uma referência a um termo muito utilizado pela mãe delas, com quem aprenderam a tricotar.
Nas redes sociais a morte de Lourdes foi muito lamentada pela comunidade de professores, pais e mães de alunos do La Salle. No post da escola em homenagem à funcionária, dezenas manifestaram o quanto ela era conhecida pelo tratamento especial dado às crianças.
O corpo de Maria de Lourdes Mallmann será cremado às 16h, no Memorial Crematório São José, em Caxias do Sul.