A Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Caxias do Sul, a Câmara Municipal e o Colégio La Salle emitiram notas de condolências à família de Maria de Lourdes Mallmann, que faleceu na noite de sábado, aos 63 anos. Lourdes era mãe da candidata à Rainha da festa da Uva Bruna Mallmann, e sofreu um mal súbito logo após o desfile da filha, no UCS Teatro. A cerimônia de escolha das soberanas foi cancelada após o fato e a morte de Lourdes foi confirmada às 22h45min.
"A CIC Caxias, em nome de seu presidente Ivanir Gasparin, de seus vice-presidentes e demais diretores e conselheiros, manifesta profundo pesar pelo falecimento de Maria de Lourdes Mallmann, mãe da candidata da Festa da Uva Bruna Mallmann, ocorrido na noite de sábado (26). Diante desta perda tão triste, rogamos a Deus conforto espiritual e nos solidarizamos com toda a família e amigos", diz a nota da CIC.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Velocino Uez, que estava presente na cerimônia, falou em nome do Legislativo caxiense.
“O conjunto dos 23 vereadores e todo o corpo funcional da Casa prestam solidariedade, carinho e conforto à candidata Bruna Mallmann da Silva e à sua família. Temos a certeza de que a prova de amor, demonstrada entre mãe e filha, durante o concurso, ficará como exemplo a todos nós”.
Ainda na madrugada de domingo, a presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Sandra Randon, também manifestou luto pelo ocorrido:
“Expressamos à família de Maria de Lourdes nossos mais profundos sentimentos por esta triste fatalidade. Estamos todos unidos para prestar todo o apoio à Bruna e sua família neste momento de tanta tristeza”.
Maria de Lourdes era atendente do bar do Colégio La Salle Caxias, e recentemente tinha lançado a Santíssima, marca de roupas de tricot que confeccionava junto com a irmã, Terezinha. A escola também registrou o luto pela perda da funcionária:
"Com grande pesar, o Colégio La Salle Caxias lamenta o falecimento da Maria de Lourdes Mallmann, a “tia Lourdes". Prestamos nossa solidariedade aos familiares pela perda e rogamos a Deus para que conforte seus corações neste momento de profunda dor".
O corpo de será cremado no Memorial Crematório São José, às 16h. Ela deixa as filhas, Bruna, Kamila e Patrícia, além do marido, Carlos Alberto Mallmann.