A partir de agora, os consumidores da Feira do Agricultor de Caxias do Sul poderão conferir informações sobre os produtos que estão adquirindo. A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Sebrae/RS, entregou na terça-feira (22) os primeiros totens de álcool gel com QR Code impresso para que os clientes possam pesquisar a origem e o caminho dos hortifrutigranjeiros comercializados na Feira do Agricultor. Nos próximos dias, os produtores que comercializam no Ponto de Safra receberão os totens.
Os totens serão dispostos ao lado das bancas e os consumidores podem acessar as informações com o auxílio do celular. A partir dos dados do QR Code, será possível conhecer a história da família de agricultores, a localidade onde vivem, as técnicas utilizadas e o dia a dia de quem plantou e colheu o alimento que está sendo levado para casa. Todos os conteúdos estão hospedados no site da prefeitura de Caxias do Sul.
Nesta primeira etapa, 47 feirantes integraram o Programa de Rastreabilidade para Produtores Feirantes, lançado no ano passado e concluído em abril deste ano. Segundo o titular da secretaria, Rudimar Menegotto, uma segunda turma já está sendo formada.
— Ficamos muito felizes, porque a demanda de uma nova turma surgiu dos próprios feirantes, que estão interessados em qualificar sua produção por meio da tecnologia —destaca.
No programa, os feirantes participaram de oficinas sobre Identificação de Produtos, Comunicação e Vendas. Também receberam consultorias em Mapeamento e Avaliação da Organização da Propriedade, Organização de Processos e Registros de Produção, Implantação de Sistemática para Formação de Lote e Orientação sobre Conteúdos Digitais, entre outros. Além dos totens, todos os 47 produtores receberam certificados de conclusão. Por causa da pandemia, foi realizada a entrega simbólica a uma família, a do produtor Alcides Frozi.