Hospitais de Caxias do Sul, Farroupilha e Gramado receberão remédios que são utilizados em casos de pacientes entubados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) a partir desta quarta-feira (23). Segundo a tabela do governo do Estado, são 38 municípios contemplados e 45 hospitais no Rio Grande do Sul. De 9,7 mil medicamentos, 370 virão para a Serra. O Exército fará sete rotas pelo interior para cumprir a distribuição. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o cronograma beneficiará a entrega na Serra ainda nesta quarta-feira.
Em Caxias do Sul, o Hospital Geral receberá 50 ampolas de lidocaína 20 mg/ml, enquanto o Virvi Ramos, 50 de haloperidol 5 mg/ml. Em Farroupilha, o Hospital São Carlos terá 220 unidades de dexmedetomidina 4 mcg/ml. Já para o Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, serão destinadas 50 de etomidato 2mg/ml. Os medicamentos são sedativos e bloqueadores neuromusculares.
A responsabilidade pela aquisição é das instituições hospitalares, conforme a SES. Antes da pandemia, o tipo de remédio não era adquirido pela Assistência Farmacêutica do Estado, mas por conta da dificuldade de aquisição no país e aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde passaram a a articular a compra.
Conforme o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, além da ajuda estadual, o hospital também já providenciou importação de medicamentos de outros países via Fundação Universidade de Caxias do Sul, que deve chegar em poucos dias. Segundo ele, a nova compra será suficiente para manter os estoques por dois meses.
— O estoque é administrado a cada dia e como não há em abundância, pedimos auxílio do Estado. Acreditamos que há a compreensão de que somos um dos maiores da rede que atende a covid. São 38 leitos de UTI que tem em média 90% de taxa de ocupação. Estamos utilizando de todos os meios para que não falte medicamentos — diz.
Outro hospital da Serra que já recorreu a aquisições de fora do Brasil foi o São Pedro, em Garibaldi. A Federação dos Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul fez uma compra de 47 mil medicamentos na Turquia destinada a oito instituições no Estado para atender a demanda.
Neste link é possível conferir a lista de medicamentos que serão encaminhados para 45 hospitais do Rio Grande do Sul.