No mesmo dia em que Vacaria começou a fechar a maior parte das atividades econômicas para tentar conter o avanço do coronavírus na cidade, o Hospital Nossa Senhora da Oliveira passou a transferir pacientes a outros municípios. Na noite de sexta-feira (21), três pessoas precisaram ser encaminhadas para hospitais de São Marcos e Taquara por falta de vagas. O número de casos de covid-19 e de internações pela doença preocupa a região dos Campos de Cima da Serra e, por isso, a prefeitura de Vacaria decidiu que, neste fim de semana, apenas serviços essenciais podem funcionar. As aulas presenciais na rede municipal seguem suspensas.
De acordo com a diretora-presidente do hospital, Adelide Canci, o município nunca apresentou uma curva descendente no número de internações. Ela explica que procurou ajuda da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (5ª CRS) ainda no domingo (16).
— Não houve a queda que aconteceu em outros lugares. Março, abril e maio sempre tivemos lotação máxima. Na quinta-feira (20), fizemos uma reunião com a 5ª (Coordenadoria Regional da Saúde) pedindo que nos ajudasse. A partir disto, o prefeito enviou um ofício solicitando auxílio aos órgãos competentes, porque não tem mais como atendermos a todos.
Conforme Adelide, o número de transferências necessárias seria muito maior. Na sexta-feira, todos os 52 leitos de enfermaria covid-19 do Hospital Nossa Senhora da Oliveira estavam ocupados, assim como os oito leitos de UTI-Covid. No pronto-atendimento, eram 16 pessoas com coronavírus internadas, sendo que dois estavam entubados de forma improvisada. Neste sábado (22), havia 16 pessoas internadas no pronto-atendimento e três entubados. A situação nos leitos de enfermaria e de UTI destinados a pacientes com coronavírus continuava a mesma registrada na sexta-feira.
— Os três transferidos estavam na enfermagem, não são pacientes que estavam mal a ponto de precisar da UTI — diz.
O decreto mais recente da prefeitura de Vacaria faz com que apenas serviços essenciais funcionem neste final de semana, como farmácias, postos de combustíveis, mercados e restaurantes.