Diante do número crescente de casos de covid-19, a prefeitura de Vacaria publicou um decreto, nesta segunda-feira (17), com medidas mais restritivas para tentar conter a disseminação do coronavírus na cidade. Uma das determinações restringe a circulação de moradores sem justificativa na ruas à noite. Medida semelhante foi adotada no início de dezembro do ano passado quando o município tinha 28 mortes decorrentes da doença e cerca de 600 moradores em isolamento domiciliar. Nesta segunda, o número de pessoas isoladas era de 1.025 e o de óbitos 134.
A circulação entre 22h e 6h está proibida para a maioria da população. Será permitida apenas para prestadores de serviço da área da saúde, segurança, assistência social, delivery de alimentos, funcionários de empresas públicas ou privadas que exerçam trabalho noturno, desde que comprovada a urgência no deslocamento. Nesse caso, será pedida identificação funcional.
O decreto também proíbe permanência em parques e praças. Bares e pubs só podem operar com 30% da capacidade e entre 6h e 20h. Todos os estabelecimentos da indústria, comércio e prestação de serviços devem medir a temperatura das pessoas ao acessarem os locais, além de oferecer álcool gel e exigir o uso de máscaras. O município também determina que esses estabelecimentos adotem as medidas do novo sistema 3As previstas no decreto estadual.
Também fica suspensa, na cidade, a isenção de passagem no transporte coletivo entre 7h e 10h, 13h e 14h e 16h e 18h para pessoas de 60 anos ou mais.
Conforme o decreto, quem descumprir as normas estará sujeito a penalidades de multa, interdição e cassação do alvará, além das previstas no Código Penal. O documento também cita prisão em flagrante quando for o caso. A fiscalização será feita pelo setor responsável da prefeitura e pela Guarda Municipal.
A cidade teve as aulas presenciais da rede estadual suspensas pela 23ª Coordenadoria Regional de Educação a partir desta segunda-feira. As aulas na rede municipal nem chegaram a iniciar na forma presencial.