Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, localizada na Terceira Légua, não deverão mais ir aos encontros presenciais a partir desta segunda-feira (17). As aulas estão suspensas por conta do registro de um caso positivo de covid-19 e pelo menos 10 pessoas com sintomas gripais. A data para o retorno será definida somente após o resultado dos testes aos que apresentam sintomas. A escola está localizada em área rural de Caxias do Sul e conta com cerca de 200 alunos desde a Educação Infantil até o nono ano.
Conforme a vice-diretora da manhã, Marta Basso Rizzi, a diretora da instituição educacional, Lucilene Rauch Forlin, está afastada. Ela resolveu fazer um teste para detecção de covid-19 mesmo estando assintomática e surpreendeu-se com o resultado. Após avisar a Secretaria Municipal da Educação (Smed) ainda na sexta-feira (14), não retornou mais ao local. No entanto, há cinco professores e três funcionárias com sintomas gripais, que também estão afastados. No início da retomada das aulas presenciais — há exatas duas semanas — outras duas professoras se afastaram. Uma delas testou positivo e a outra teve um familiar com suspeita de contágio, mas ainda aguarda resultados de exames.
A secretária de Educação, Sandra Negrini, entende que esta foi uma medida preventiva.
—Precisamos verificar todos em função de que a diretora testou positivo e alguns estão com sintomas. Orientamos para que ela fique em teletrabalho e vamos verificar quais medidas tomaremos a partir dos resultados dos testes — afirma.
Fechada há cinco dias, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo Ballvê — primeira a ter aulas suspensas na semana passada por casos de coronavírus — segue sem atividades presenciais. Segundo a secretária, oito testes são positivos para covid-19 até esta segunda-feira, mas o número ainda pode mudar. Na quarta-feira (12), a informação divulgada era de que havia 12 casos, mas, na sexta-feira (14), a Smed esclareceu que o número era suspeito e que os testes ainda estavam sendo realizados. O retorno, que foi previsto inicialmente para terça-feira (18), não ocorrerá. As datas de retomada nas duas escolas estão indefinidas.
Na rede estadual, as escolas Santa Catarina e Rachel Calliari Grazziotin também estão com os encontros suspensos. Na Santa Catarina, uma professora teve resultado positivo para a covid-19 e, na Rachel Calliari Grazziotin, há dois casos suspeitos para a doença. Segundo a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), não há outras instituições de ensino com casos até esta segunda-feira.