A Reserva Biológica Dárvin João Geremia, no bairro Planalto, em Bento Gonçalves, receberá R$ 200 mil em ações de preservação e melhorias do espaço. O investimento será realizado pela fabricante de móveis Todeschini como compensação pela ampliação da empresa no município. As medidas foram definidas em um Termo de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA) assinado com o governo do Estado.
Segundo o secretário do Meio Ambiente de Bento Gonçalves, Claudiomiro Dias, o acordo prevê cinco etapas de investimentos. A primeira é a manutenção do cercamento da área, de 2,6 hectares. As duas etapas seguintes consistem na criação de material pedagógico a ser utilizado em visitas guiadas e aquisição de uniformes para os condutores das visitas.
A quarta etapa é a criação do plano de manejo, que reunirá ações de preservação ambiental. Uma das ações previstas, por exemplo, é a arborização urbana no entorno da reserva com espécies nativas. Já a última fase prevê a compra de veículos para o transporte de estudantes que visitam a área.
O plano já foi apresentado no início do mês à Câmara de Vereadores, mas a implantação ainda depende da realização de uma audiência pública. O encontro não tem data para ocorrer devido às restrições da bandeira preta no sistema de distanciamento controlado, segundo o secretário.
Criada em abril de 1980, a reserva é uma área preservada em meio urbano utilizada por aves para alimentação e criação de ninhos. O espaço também é destinado à educação ambiental e recebeu cerca de 900 estudantes em 2019, último ano com atividades permitidas devido à pandemia.
— Como toda reserva biológica, a Dárvin João Geremia tem como objetivo a preservação integral seres vivos e da paisagem, sem interferência humana direta ou modificações ambientais. É um valioso instrumento de preservação e educação ambiental — define o secretário.