Uma árvore de grande porte cedeu durante uma obra na Rua Pinheiro Machado, próximo ao cruzamento com a Rua Moreira César, no centro de Caxias. O incidente ocorreu por volta das 10h30min e causou o bloqueio total da Pinheiro no final da manhã desta quinta-feira (8). A remoção ocorreu por volta de 15h30min, mas até 17h30min a pista do corredor de ônibus ainda não havia sido liberada, pois equipes da prefeitura realizavam limpeza e reparo da calçada.
Segundo o 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM), equipes da Secretaria de Obras de Caxias faziam escavações na calçada, ao lado da árvore, quando ela pendeu. A planta só não caiu sobre o leito da rua porque ficou escorada em um caminhão da própria secretaria.
Como a árvore é de grande porte e estava solta, sendo necessário aguardar a chegada de uma equipe da Secretaria do Maio Ambiente, que possui caminhão com cesto, para iniciar o corte dos galhos em segurança. Equipes da Codeca iniciaram a remoção pouco depois das 11h. Conforme os bombeiros, a RGE também foi acionada para desligar a energia, já que os galhos ficaram próximos à rede elétrica.
A interrupção do trânsito na Pinheiro sobrecarregou vias do entorno, como a Avenida Júlio de Castilhos e a Sinimbu. O trecho bloqueado serve de desvio para os motoristas que trafegavam pela Rua Marechal Floriano e não podem seguir em frente devido à interrupção da Marechal no cruzamento com a Rua Bento Gonçalves, causado pelas obras nas faixas de ônibus.