Com todos os equipamentos de ventilação mecânica ocupados, o Hospital São Roque de Carlos Barbosa, colapsou por volta das 17h da terça-feira (16). Isso significa que a instituição está com todos os ventiladores sendo usados em leitos de atendimento crítico destinados a pacientes de alta complexidade. Esses leitos foram montados para estabilizar pacientes com quadros graves até que haja condições de encaminhá-los a um leito regular de UTI. Isso porque a cidade não conta com serviço de tratamento intensivo.
De acordo com o hospital não há mais condições de receber pacientes em quadro crítico que precisem dos ventiladores. Esses pacientes estão diagnosticados com covid-19, e caso o quadro de saúde se agrave precisam de leitos em hospitais da região. Contudo, as demais instituições também não têm vagas. Diante do cenário, o hospital emitiu nota à imprensa para comunicar a situação à população.
A entidade também comunicou oficialmente o colapso do sistema de saúde ao Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), à gestão municipal, à Coordenação Estadual de Regulação de Leitos, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e ao Ministério Público.
Ainda segundo o hospital, mesmo perante as dificuldades, a equipe mantém o compromisso de prestar o melhor cuidado possível à comunidade.