A Rua Garibaldi, no centro de Caxias do Sul, tem bloqueio total desde a manhã desta terça-feira (9) devido ao avanço das obras de construção das faixas de ônibus em concreto. A interrupção ocorre no cruzamento com a Rua Bento Gonçalves e tem duração prevista de 90 dias.
A nova etapa contempla as duas quadras entre as ruas Marechal Floriano e Visconde de Pelotas. No fim da manhã, a equipe que atua nas escavações já havia cumprido uma quadra e meia do trajeto.
Com o início das obras, o trecho fica com o estacionamento proibido na Rua Bento Gonçalves e quem trafega pela Garibaldi, fica obrigado a converter à esquerda para acessar a Bento. Para se deslocar à zona sul da cidade, a Rua Dr. Montaury é a alternativa mais próxima, mas os motoristas também podem optar pelas ruas Feijó Júnior e Moreira César. A Rua Borges de Medeiros também teve o trânsito parcialmente liberado nesta segunda-feira (8) e serve de alternativa à Garibaldi.
Linhas do transporte coletivo que utilizavam a Bento e convertiam na Garibaldi tiveram o trajeto alterado para a Rua Moreira César. Os itinerários modificados foram Bom Pastor, São Francisco, Matioda, São Caetano, Gauchinha e Planalto Rio Branco.
O avanço das escavações não irá interferir inicialmente no fluxo da Rua Visconde de Pelotas. A via está prevista para ser bloqueada somente na segunda quinzena de abril, após a liberação da Rua Marechal Floriano com a Bento Gonçalves. Até agora, o cruzamento passou por reparos na rede de drenagem, que era antiga, e atualmente está na fase de preparação do solo. A expectativa é iniciar até a próxima semana a concretagem no ponto para, então, liberar o tráfego em cerca de um mês.
— A Marechal é um cruzamento com bastante problema. Tinhas muitas redes de água e drenagem — destaca o engenheiro da Secretaria de Trânsito Talivan Tavares.
O último cruzamento da Rua Bento Gonçalves a ser bloqueado é o da Rua Dr. Montaury, previsto para a primeira quinzena de maio. Na Bento, ainda falta iniciar as escavações na quadra entre as ruas Coronel Flores e Moreira César. De acordo com Tavares, o início desta etapa depende do andamento das demais.
Bloqueio total na Av. Júlio
Nas faixas de ônibus da Rua Marechal Floriano, apenas o cruzamento com a Avenida Júlio de Castilhos não teve as obras iniciadas. Segundo Tavares, como a via conta com canteiro central, não é possível realizar a concretagem com bloqueios parciais. Por conta disso, o cruzamento precisará de interrupção total, o que vai ocorrer somente na primeira quinzena de maio, quando somente a Dr. Montaury, no cruzamento com a Bento Gonçalves estará fechada.
— O acesso ao hospital será pela Garibaldi e a saída será pelo retorno que tem no canteiro central — explica.
As obras da Marechal Floriano ainda causam bloqueios parciais na Rua Os 18 do Forte, Sinimbu e Pinheiro Machado. Os pontos já passaram por preparação no solo e aguardam a concretagem. Já na Rua Antônio Prado, o cruzamento mais avançado no momento, equipes realizaram nesta segunda a pavimentação que antecede a liberação.
— Adiantamos a pavimentação porque estava há muito tempo provisório, tinha degraus na pista. Entre 10 e 15 dias deve terminar o período de cura do concreto e o cruzamento será liberado — projeta Tavares.