Parte da faixa de ônibus em construção na Rua Marechal Floriano, em Caxias, precisará ser reconstruída após um ato de vandalismo registrado nas últimas semanas. O dano ocorreu em uma placa de concreto junto ao cruzamento com a Rua Antônio Prado, no bairro Exposição. O piso apresenta dois sulcos, aparentemente formados por pneus de motocicleta, que circulou sobre a faixa quando o concreto ainda estava fresco.
De acordo com o secretário de Trânsito Alfonso Willembring, as pistas em concreto são formadas por placas enfileiradas e unidas por juntas de dilatação, que não ficam aparentes. O método é adotado para que o material rígido possa se expandir e contrair de acordo com a variação de temperatura. Caso não houvesse a segmentação, o concreto poderia rachar ao longo do tempo. Essa característica permitirá que o reparo se concentre apenas na placa que foi danificada.
— Quando foi visto, o concreto já estava enrijecido, ainda não com a cura completa, que leva 28 dias. Uma vez enrijecido, não tem mais como mexer e esse dano compromete seriamente a estrutura da placa, então ela terá que ser toda destruída e refeita — explica o secretário.
O contrato firmado entre a empreiteira que realiza a obra e o município prevê que eventuais danos ao longo da construção sejam assumidos pela empresa. Dessa forma, a prefeitura não deve ter custo adicional para o reparo.
— Não creio que foi ao acaso ou por engano, considero ato de vandalismo. Uma pena não ter sido identificado porque, se assim fosse, o correto seria o recurso necessário para o conserto ser cobrado do causador do dano. Falta muito em educação a grande parte dos nossos cidadãos — desabafa Willembring.
A reconstrução da placa leva praticamente à estaca zero os prazos necessários para a cura do concreto. Isso significa que, após a reaplicação do material no piso, será necessário aguardar mais 28 dias para a secagem. Apesar disso, Willembring acredita que a liberação completa do corredor não deva atrasar, já que existem outros pontos com obras menos avançadas. O cruzamento da Rua Antônio Prado também deve ser liberado dentro do previsto porque o trecho danificado fica logo ao lado.