Sete trechos das ruas Marechal Floriano e Bento Gonçalves, em Caxias, com obras em andamento ou prestes a começar, devem estar com o trânsito liberado até maio. Os prazos variam de acordo com cada trecho, já que as etapas não começaram de forma simultânea.
Entre os pontos que devem ter liberação mais rápida está a Rua Bento Gonçalves, entre as ruas Dr. Montaury e Borges de Medeiros. O trânsito deve ser normalizado no trecho em cerca de 20 dias, inclusive com liberação da Rua Marquês do Herval, que tem bloqueio total. Já o trecho entre as ruas Borges de Medeiros e Alfredo Chaves deve levar mais 45 dias, mesmo prazo para liberação da Borges. Ainda na Bento, a quadra entre a Alfredo Chaves e a Rua Do Guia Lopes, onde terminará a faixa de ônibus, deve ter bloqueios por pelo menos mais dois meses.
Na obras da Rua Marechal Floriano, o alerta para os próximos dias é o bloqueio total da Rua Antônio Prado, que deve começar em duas semanas. O cruzamento deve ficar fechado por dois meses para a concretagem, recapeamento da pista e acabamentos. A ideia inicial era realizar bloqueios parciais, mas a Secretaria de Trânsito optou pela interrupção total para agilizar o processo.
— É uma via estreita e o concreto tem um tempo de cura de 28 dias. Se fosse fazer parcialmente levaria o dobro, porque seria 28 dias para um lado e 28 para outro — avalia o secretário Alfonso Willembring.
O cruzamento da Rua Marechal Floriano com a Rua Os 18 do Forte recebeu recentemente o concreto em metade da pista, o que exigiu bloqueio parcial. Agora, será concretada a outra metade, com mais dois meses de estreitamento. Já no cruzamento da Marechal com a Bento, que une as duas vias que recebem obras, a expectativa é normalizar o trânsito em cerca de 50 dias. Isso porque o ponto passa por reparos nas galerias de drenagem e depois será necessário implantar o concreto.
— A obra em si é a implantação dos corredores de concreto, mas embaixo do sistema viário tem o sistema de drenagem e aproveitamos para revisar tudo. Isso ampliou muito o prazo da obra, mas está sendo feito tudo de uma vez só — explica Willembring.
Dos sete pontos, o último a ser entregue será o trecho da Rua Marechal Floriano, entre as ruas Sinimbu e Pinheiro Machado. As escavações começam na segunda quinzena deste mês e vão exigir restrições na Sinimbu, na Pinheiro e também na Avenida Júlio de Castilhos até maio (veja abaixo).
A conclusão desses pontos, contudo, não completa os corredores. Dois trechos da Rua Bento Gonçalves devem ter obras somente em abril. São as quadras entre as ruas Coronel Flores e Moreira César e da Marechal Floriano até a Visconde de Pelotas. Além disso, a secretaria estuda como será a concretagem de cruzamento da Bento que ainda não tiveram intervenção.