O sino da Catedral Diocesana de Caxias do Sul badalou por pouco mais de um minuto. Não foi possível contar a quantidade de toques, mas poderiam ser 16,7 mil. Esse é o número de profissionais da área da saúde da cidade que, incansáveis, têm salvado vidas dia após dia, nesse um ano de pandemia de covid-19. A noite desta sexta-feira (11) foi para render homenagem a esses heróis anônimos de jaleco, máscara e avental.
As manifestações de agradecimento e afeto ecoaram também nas sirenes das viaturas da Brigada Militar junto à praça Dante Alighieri e nos muitos aplausos das pessoas nas sacadas e janelas dos edifícios das mais diversas regiões da cidade. No bairro Madureira, moradores acenderam e apagaram luzes dos apartamentos no ritmo da salva de palmas.
O convite ao reconhecimento veio de diferentes instituições, autoridades e entidades que se engajaram no movimento Aplauso Pela Vida, iniciativa do Grupo RBS. Desde a quinta-feira, comunicadores, colunistas e cronistas, assim como todo o jornalismo da RBS na Serra, se mobilizaram para essa justa homenagem.
Na Catedral, os fiéis que acompanhavam a missa, um número pequeno em função das regras do distanciamento controlado, foram convidados a fazer uma oração pelos profissionais de saúde e, ao final da celebração, por volta das 19h30min, o sino começou a badalar.
Em frente à igreja, viaturas da Brigada Militar acionaram as sirenes se unindo às demonstrações de gratidão.
Durante o dia, muitas pessoas enviaram mensagens por texto ou áudio. Além de agradecimento, as palavras foram de admiração, valorização e desejo de força e luz. Junto com as palavras vieram o pedido para que cada um faça a sua parte e adote os cuidados de prevenção, use máscara, faça higiene constante das mãos e não aglomere.